Questões de Concurso Público Prefeitura de Salvador - BA 2010 para Professor - Artes Plásticas
Foram encontradas 25 questões
I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.
II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.
III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.
IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.
São corretas APENAS as afirmativas
I - O Fauvismo, com suas formas distorcidas, exageradas e de cores impactantes, dominou a Arte alemã.
II - O Cubismo preocupava-se com a simultaneidade e a fragmentação da forma.
III - O Dadaísmo buscava subverter a autoridade e cultivar o absurdo.
IV - O Surrealismo apresentava, como temática, o movimento e a tecnologia.
São corretas APENAS as características

Nessa perspectiva, quais os modos de produção imagética apropriados e ressignificados pelos meios tecnológicos presentes na Arte Contemporânea?

A relação correta é
PORQUE
Foi categorizada como “arte menor”, alijada do panorama das Artes Visuais, ao longo da História da Arte.
A esse respeito, conclui-se que

Nas três obras apresentadas acima, existe uma interface poética e estética que suscita o leitor a refletir sobre Arte Brasileira e o(a)
I - O processo criativo pressupõe um desvelar do mundo através de um corpo que sente, percebe e que, sentindo, conhece.
II - O corpo cognoscente realiza uma reflexão enraizada na experiência sensível.
III - A criação artística é conduzida por um pensamento projetante.
IV - A imaginação criadora permite a realização de novas experiências para além das experiências mais imediatas.
Estão corretas as afirmações
PORQUE
Através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência estética no espaço escolar.
A esse respeito, conclui-se que
PORQUE
O homem, como ser simbólico, utiliza sistemas de representação para comunicar-se, expressar e produzir conhecimento, refletindo sobre a sua maneira de estar no mundo.
A esse respeito, conclui-se que
Essa prática de sala de aula refere-se à Proposta Triangular, que desenvolve