Questões de Concurso Público UFPA 2021 para Residência Multiprofissional - Ciências Biológicas
Foram encontradas 12 questões
Os ovários são órgãos pares localizados na cavidade abdominal e recobertos por peritônio (mesovário). Seu parênquima é dividido em região cortical, onde encontram-se folículos ovarianos em diferentes fases de amadurecimento, e região medular, formada por tecido conjuntivo frouxo e altamente vascularizado.

Considerando as estruturas apontadas na imagem, é correto afirmar:
( ) O epitélio estratificado cúbico que forma o revestimento da vagina possui múltiplas camadas de células com a camada apoiada na lâmina basal de formato cúbico e a superior, de formato cilíndrico.
( ) O epitélio simples que recobre a endocérvice é formado por uma camada única de células de formato cilíndrico que apresenta núcleos enfileirados.
( ) O epitélio estratificado escamoso que recobre a ectocérvice apresenta duas camadas únicas, claramente distinguíveis na arquitetura histológica da região: a camada basal e a camada parabasal.
( ) A metaplasia é um fenômeno de adaptação de caráter fisiológico ou patológico, representado pela mudança no padrão tecidual, como ocorre na junção escamo-colunar da região cervicovaginal.
( ) Os epitélios de transição, como o da região cervical feminina, sofrem metaplasia quando estimulados por fatores físicos ou biológicos e, posteriormente, retornam a sua conformação inicial.
A sequência correta é