Questões de Concurso Público UFPA 2018 para Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Web
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Considere os dois diagramas de classe construídos com a notação Unified Modeling Language identificados como I) e II). O diagrama II) foi construído com o objetivo de se preservar o significado de I) sem o uso de classe associativa.
Os valores de multiplicidade que, respectivamente, devem ser atribuídos para X, Y, Z, K, W e U são
Considere o diagrama de classes fornecido abaixo, construído com a notação Unified Modeling Language.
Quanto ao diagrama, analise as afirmativas seguintes.
(I) Para se recuperar todos os alunos que estão matriculados em uma Disciplina, se exige: a) recuperar o objeto de Disciplina selecionado e navegar para todas as instâncias de Turma vinculadas. b) para cada instância de Turma vinculada com a disciplina selecionada, se deve navegar pela associação entre Turma e Aluno e recuperar os objetos de Aluno vinculados.
(II) Um objeto de Turma está vinculado com exatamente uma instância de periodoLetivo, exatamente uma instância de Disciplina e uma quantidade ilimitada de instâncias de Aluno.
(III) A criação de um objeto de Turma exige que sejam fornecidos um objeto de Disciplina e um objeto de periodoLetivo.
Está(ão) correta(s)
Considere os diagramas de classe apresentados em 1, 2, 3 e 4, e sua implementação na linguagem Java.
Quanto a esses diagramas, analise as afirmativas seguintes.
I É impossível implementar em Java o modelo expresso pelo diagrama (1).
II É impossível implementar em Java o modelo expresso pelo diagrama (4).
III O diagrama (3) representa o envio da mensagem m de um objeto da classe K1 para um objeto da classe Y1.
IV O diagrama (2) descreve uma classe T1 que simultaneamente é uma especialização de W1 e implementa as interfaces X e Y.
Está(ão) correta(s)
Com respeito ao processo de Engenharia de Requisitos de Software, considere as seguintes afirmativas.
I O Diagrama de Classes e o Diagrama de Atividades, ambos fornecidos pela Unified Modeling Language, podem ser usados tanto no processo de requisitos quanto na descrição de arquitetura (design) de um software.
II Em projetos dinâmicos, como na construção de um Jogo Educacional interativo, a especificação de requisitos pode ser substituída por uma abordagem baseada exclusivamente em protótipos evolutivos.
III Em uma organização de desenvolvimento de software, os processos de gerenciamento de requisitos e gerenciamento de projetos devem atuar de forma integrada.
IV Etnografia, prototipação, entrevistas e questionários são técnicas que podem ser usadas na identificação de requisitos de software.
V Os casos de uso descrevem requisitos interativos. Assim, processos internos de um software não constituem casos de uso, não importando quão complexos sejam.
Está(ão) correta(s)
Considere o diagrama de casos de uso fornecido abaixo, usando a notação Unified Modeling Language.
Com base no diagrama fornecido, é correto afirmar: