O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Concurso Público SESC-BA 2016 para Enfermeiro

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2016 Banca: CEFET-BA Órgão: SESC-BA Prova: CEFET-BA - 2016 - SESC-BA - Enfermeiro |
Q1629581 Enfermagem
Biossegurança é conceituada como um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos intrínsecos às atividades que possam prejudicar a saúde humana, animal e o meio ambiente. Isso se relaciona ao contexto Lei Nº 11.105 de 25 de março de 2005 que dispõe sobre a Política Nacional de Biossegurança, revogando a Lei Nº 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e cria a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio (BRASIL, 2005 apud SILVA-JUNIOR, 2014, p. 1).).
Sobre biossegurança, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Uma parcela significativa dos acidentes envolvendo trabalhadores da saúde se deve à não consonância e observância das normas de segurança. ( ) Para a prevenção da contaminação por agentes infecciosos é recomendável que os trabalhadores da área da saúde adotem condutas de biossegurança, em especial os que atuam em áreas insalubres, com risco variável. ( ) A primeira conduta pós-exposição de região percutâneas ou cutâneas a material biológico é a lavagem exaustiva da região exposta com água e sabão, inclusive o uso de soluções como éter, hipoclorito ou glutaraldeído. ( ) A adesão de medidas elementares tais como a higienização das mãos, uso correto de equipamento de proteção individual, imunização dos profissionais, manuseio e descarte apropriado de instrumentos perfurocortantes são primordiais para reduzir a exposição do profissional aos fluídos corporais e artefatos perfurocortantes.
A alternativa que contém uma sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CEFET-BA Órgão: SESC-BA Prova: CEFET-BA - 2016 - SESC-BA - Enfermeiro |
Q1629585 Enfermagem
Biossegurança é uma área que impõe desafios não somente à equipe de saúde, mas também no que se refere ao investimento em pesquisa. O ambiente de trabalho hospitalar tem sido considerado insalubre além de oferecer riscos de acidentes e doenças para os profissionais da saúde. Na prática, nem todos os profissionais de saúde que atuam em ambientes semicríticos ou críticos adotam as medidas de biossegurança necessárias à sua proteção durante a assistência que realizam, o que pode ocasionar agravos à sua saúde e à do cliente sob seus cuidados (CORREA; DONATO, 2007, p.198).
Sobre as normas de biossegurança em emergências, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O risco de acidentes ocupacionais depende, exclusivamente, do tipo de atividade desenvolvida. ( ) O profissional de saúde precisa adotar uma conduta ética à medida que o seu comportamento coloca em situação de risco aquele que é seu objeto do cuidado. ( ) Acidentes com materiais perfurocortantes são os mais frequentes e medidas preventivas para devem ser estendidas a todos os trabalhadores da área da saúde.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CEFET-BA Órgão: SESC-BA Prova: CEFET-BA - 2016 - SESC-BA - Enfermeiro |
Q1629588 Enfermagem
A legislação brasileira de segurança do trabalho considera agentes físicos, químicos e biológicos como riscos ambientais. Para que sejam considerados fatores de riscos ambientais, capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador, estes agentes precisam estar presentes no ambiente de trabalho em determinadas concentrações ou intensidade, suscetibilidade e o tempo máximo de exposição do trabalhador a eles é determinado por limites pré-estabelecidos.
São exemplos de agentes físicos e químicos, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: D