Questões de Concurso Público Prefeitura de Piraquara - PR 2014 para Artes Visuais

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Q469878 Artes Visuais
Conforme o crítico de arte Fernando Cocchiarale e Anna Bella Geiger, ao abordar o tema “Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos cinquenta” (Rio de janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.), pode-se afirmar:

I. A construção de uma pintura abstrata geométrica não é necessariamente tributária, como a de uma pintura figurativa, de uma atração exercida pela linha horizontal inferior.

II.  As cores e tonalidades de uma pintura figurativa abstrata geométrica (...) são suscetíveis de combinações expressivas que a pintura figurativa, por definição, não pode conhecer. Tal arranjo de cores que pareceria falso numa pintura primitiva (...) torna-se, pelo contrário, perfeitamente coerente e legítimo numa pintura abstrata, porque o pintor realizou nele a expressão de um sentimento plástico particular que corresponde a ele.

III. Numa pintura abstrata geométrica, não se pode identificar as imagens de objetos pertencentes ao mundo real que nos é familiar, e tampouco encontrar nela pontos de referência para imaginar com certeza os sinais de uma terceira dimensão.

IV. A pintura abstrata geométrica não é suscetível de constituir-se em zonas de atração, em toda a extensão do suporte que é aplicada.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q469879 Artes Visuais

Obra de Poty tem destino incerto – Poty Lazzarotto era amigo do já falecido marido de dona Eunice Sena da Paz, de 76 anos, e costumava frequentar a casa da família para comer churrasco e beber as pingas de coleção trazidas da Bahia. Em 1972, no auge de uma dessas “bebedeiras”, o desenhista lançou-se à missão de esboçar inúmeras lendas brasileiras em uma parede azul, próxima à garagem. Depois, “retocou” os desenhos com tinta, envernizou e assinou.

Quase 40 anos depois, a pintura ainda está lá, como parte da intimidade da família. “Ela está tão integrada à casa que ninguém nunca pensava nela como obra de arte”, diz Maria Luíza da Paz, uma das filhas de Eunice. Mas o sossego das lendas brasileiras está comprometido desde que a família decidiu colocar a casa à venda – com os filhos crescidos e casados, o imóvel de 600 metros quadrados ficou muito grande para a viúva.

(...) A família está pensando em modos de proteger a obra de arte. “O comprador terá que assinar um compromisso de que a manterá na parede”, diz Maria Luíza. A favor da pintura, está o fato de que na região do Batel, onde o imóvel está situado, é proibido construir prédios – embora estabelecimentos comerciais sejam permitidos.

Maria Luíza entrou em contato com a administração do Museu Oscar Niemeyer para verificar o interesse do espaço pela pintura. “Pensamos em ir até lá conhecer”, diz a assessora cultural do MON, Ariadne Mattei Manzi. De acordo com ela, há interesse em adquirir a obra, mas como “não há verba suficiente para a compra de muitas obras”, ela espera poder negociar a doação com a família.

A especialista em restauro e conservação do museu, Suely Deschermayer, diz que é possível extrair a obra da parede. “Há uma técnica especial para isso, que deve ser feita por um profissional de restauro da área de pintura mural.”
(...)”

(Pequeno trecho retirado da matéria da jornalista Annalice Del Vecchio, publicado no jornal Gazeta do Povo de 21/09/2008)

Partindo-se da premissa de que a pintura realizada na parede e abordada no texto seja realmente do artista Poty Lazzarotto (vez que se trata da única obra do gênero imputada ao artista), temos que:

I. Ao contrário do que induz a matéria, a proprietária das paredes pintadas pelo Poty só poderia colocar à venda a obra física, nada mais

II. A proprietária da parede jamais poderia negociar a transferência da imagem (exploração) através de decalque para terceiros sem a permissão do herdeiro detentor dos direitos autorais do falecido artista, pois, se assim procedesse, estaria realizando um ilícito chamado contrafação, que nada mais é que a reprodução mecânica da obra sem o consentimento do detentor dos direitos autorais.

III. O detentor dos direitos autorais do falecido artista tem o direito de catalogação da peça, reprodução e de exploração sem contrapartida pecuniária ao detentor da obra física.


IV. A cópia da obra em questão pela especialista credenciada em restauro terá a mesma proteção autoral de que goza a original.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q469880 Artes Visuais
O grafite é a forma de expressão plástica/visual mais popular e comum nos dias atuais, pautado em um gênero de representação puramente pictórico que envolve elementos visuais das mais diferentes mídias e segmentos, sendo que os discursos das imagens geralmente tendem às expressões ideológicas (políticas, sociais ou étnicas)

Aponte o(s) item(ns) que apresenta(m) ilustre(s) artista(s) atual(is) dessa técnica:

I. Os gêmeos Otavio e Gustavo Pandolfo;

II. O inglês Banksy;

III. OfrancêsXavierProu(BlekleRat);

Qual(is) item(ns) está(ão) correto(s)?
Alternativas
Q469883 Artes Visuais
O body art, ou arte do corpo, utiliza o corpo como meiodeexpressãoe/oumatériaparaarealizaçãodos trabalhos, associando-se repetidas vezes a happening e performance,expressõesdasartesvisuaisque,de certa maneira, apresentam características das artes cênicas.

Diante disso, pode-se considerar:

I. Asexperiênciasrealizadaspelabody artdevem ser compreendidas como uma vertente da arte contemporânea.

II. Reeditacertaspráticasutilizadasporsociedades “primitivas”,comopinturascorporais,tatuagense inscriçõesdiversassobreocorpo.

III. O body art nada mais é que a reprodução de representaçõesdocorposobresuporteintangível.

IV. O Rubbing Piece(1970),encenadoemNovaYork, por Vito Acconci(1940),emqueoartistaesfregao própriobraçoatéproduzirumaferida,éumexemplo de body art.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q469885 Artes Visuais
“Uma coisa é certa: vivemos em uma dessa épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários. Modos de conhecimento e estilos de regulamentação social ainda pouco estabilizados. Vivemos um desses raros momentos, em que, a partir de uma nova configuração técnica, de uma nova relação com o cosmos, um novo estilo de humanidade é inventado.”

(Pierre Levy, 1995, in cultura digotal.br – organização Rodrigo Savazoni, Sergio Cohn – Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.).

Sobre a cultura digital, assinale a alternativa que contém afirmação INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: C
5: B