Questões de Concurso Público Prefeitura de Amparo - SP 2026 para Biologista
Foram encontradas 8 questões
I. O resgate envolve a captura ou o recolhimento de animal silvestre em vida livre que esteja em situação de risco ou em conflito com a população humana. II. A reabilitação corresponde a uma ação planejada de preparação e treinamento de animais que poderão ser reintegrados ao ambiente natural. III. A reintrodução consiste na destinação de animal silvestre para área ambientalmente favorável, ainda que situada fora de sua distribuição geográfica natural. IV. A soltura pode ser definida com base na existência de vegetação nativa próxima ao local de recolhimento, cabendo a avaliação sanitária e comportamental em etapa posterior.
Está correto o que se afirma em:
I. A fragmentação de habitats naturais reduz a disponibilidade de recursos nas áreas originais, impulsionando o deslocamento de espécies para ambientes urbanos. II. A presença de animais domésticos em áreas urbanas não influencia a estrutura das populações sinantrópicas. III. Espécies com alta plasticidade comportamental e dieta generalista apresentam maior capacidade de adaptação ao ambiente sinantrópico. IV. O efeito de borda, resultante da interface entre fragmentos florestais e áreas urbanas, pode beneficiar algumas espécies sinantrópicas.
Espécime 1: corpo bilateral, mole, com manto secretor de concha calcária externa e pé muscular usado para escavação no substrato. Espécime 2: corpo cilíndrico, dividido em segmentos bem delimitados, com celoma desenvolvido, cerdas laterais e capacidade de regeneração de segmentos posteriores. Espécime 3: organismo séssil, sem tecidos verdadeiros, com poros distribuídos pela superficie corporal por onde circula água para filtração de partículas orgânicas. Espécime 4: corpo com simetria radial, tentáculos com cnidócitos ao redor de abertura única que atua na ingestão e eliminação de resíduos. Espécime 5: exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados birramosos, brânquas, desenvolvimento por ecdise e larva náuplio.
Considerando os caracteres diagnósticos descritos, assinale a alternativa que apresenta a identificação zoológica correta.
Em um fragmento de vegetação nativa, pesquisadores monitoraram aves frugívoras durante o período de frutificação de espécies arbóreas. Parte das sementes ingeridas foi regurgitada ou defecada intacta em clareiras, bordas de mata e áreas em regeneração - microhabitats distintos do interior da floresta. Em testes controlados de germinação, essas sementes apresentaram taxa de germinação semelhante ou superior à de sementes retiradas diretamente dos frutos, sugerindo que a passagem pelo trato digestivo não comprometeu sua viabilidade.
Com base nos efeitos ecológicos descritos para ambos os organismos envolvidos, a interação entre aves frugívoras e plantas é classificada como:
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
a alternativa que preenche corretamente a lacuna.