Questões de Concurso Público SAEP de Pirassununga - SP 2023 para Serralheiro

Foram encontradas 40 questões

Q2426526 Português

Imagem associada para resolução da questão


(Disponível em: https://www.tumblr.com/tirasarmandinho/143735147059/tirasarmandinho-tirinha-original-por-uma.)


Na tirinha do Armandinho, o pai do protagonista expressa preocupação com a ideia de Armandinho atravessar a rua sozinho. No entanto, Armandinho defende que o sapo é uma companhia adequada. Qual é a justificativa dada por Armandinho para afirmar que o sapo é uma boa companhia?

Alternativas
Q2426527 Português

O Brasil começou a última semana de inverno enfrentando uma onda de calor extremo. Um bloqueio atmosférico tem impedido a chegada das frentes frias comuns para a época e tem prometido temperaturas acima dos 40º C em diversas regiões, principalmente no Centro-Oeste e no Sudeste.

Os efeitos desse pico de temperatura podem ir além do mero desconforto. É possível desenvolver quadros de hipertermia e insolação, que podem até mesmo causar a morte – especialmente entre populações mais vulneráveis, como crianças e idosos.


G1. "Onda de calor extremo: o que fazer para evitar riscos ao corpo."https://g1.globo.com/podcast/oassunto/noticia/2023/09/19/onda-de-calor-extremo-o-que-fazer-para-evitar-riscos-ao-corpo.ghtml.


Determine a classe gramatical da palavra "desenvolver" no contexto da frase a seguir: "É possível a ocorrência de quadros de hipertermia e insolação."

Alternativas
Q2426528 Português

Na língua portuguesa, as preposições frequentemente se combinam com outros elementos, como artigos e contraem-se. No entanto, em algumas situações, não ocorre a combinação e nem a contração. Qual das seguintes frases exemplifica uma situação em que a preposição "em" não se combina com um artigo?

Alternativas
Q2426529 Português

Qual das seguintes afirmações está correta em relação aos conceitos de sinônimo e antônimo?

Alternativas
Q2426530 Português

BIU DOIDO


Biu Doido era o doido oficial de São José do Egito. O grande sonho de Biu Doido era ter um relógio. Terminou conseguindo um, velho e quebrado. Era, mais, uma casca de relógio, do que um relógio mesmo. Os desocupados da rua

divertiam-se perguntando-lhe as horas e ouvindo, em troca da pergunta, uma enfiada de desaforos e pornografias.

Um dia, chegou um delegado novo em São José. Fardado de tenente, foi aconselhado a perguntar as horas a Biu Doido. Perguntou. Biu Doido olhou-o de cima a baixo e, vendo-o fardado, conteve-se a custo e disse:

— Eu só não lhe dou uma resposta, porque sei que o senhor é novato, aqui. Todo mundo, em São José do Egito, sabe que meu relógio não trabalha.

— Não trabalha?—espantou-se o tenente. E comentou:

— Então, não adianta!

Biu Doido, sereno, apresentou a contrapartida vantajosa do seu relógio:

— Não adianta, mas também não atrasa!


Ariano Suassuna em A Pensão de Dona Berta e Outras Histórias para Jovens.


Qual é a classe gramatical da palavra "mais" na frase "Era, mais, uma casca de relógio"?

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: A