Questões de Concurso Público Prefeitura de Americana - SP 2023 para Enfermeiro do Trabalho

Foram encontradas 6 questões

Q2083902 Enfermagem
Analise as alternativas, abaixo, sobre a perda auditiva induzida por ruído (Pair), e assinale a que apresenta informações corretas: 
Alternativas
Q2083903 Enfermagem
As principais características diagnósticas da Pair, de acordo com o guia de orientações do American College of Occupational and Environmental Medicine (ACOEM) (MIRZA et al., 2018), são: I - Perda auditiva sensório-neural com comprometimento das células ciliadas da orelha interna, quase sempre bilateral. II - Rebaixamento no limiar audiométrico de 3 kHz, 4 kHz ou 6 kHz, como primeiro sinal. No início da perda, a média dos limiares de 500 kHz, 1 kHz e 2 kHz é melhor do que a média de 3 kHz, 4 kHz e 6 kHz. O limiar de 8 kHz tem de ser melhor que o pior limiar. III - Apenas a exposição ao ruído não produz perdas maiores que 75 dB em frequências altas, e que 40 dB, nas baixas. IV - A progressão da perda auditiva decorrente da exposição crônica é maior nos primeiros 10 a 15 anos, e tende a diminuir com a piora dos limiares. Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2083904 Enfermagem
Lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) são síndromes clínicas que afetam o sistema musculoesquelético, as quais podem ser causadas, mantidas ou agravadas pelo trabalho e atingir diversas categorias profissionais. Em geral, esses agravos manifestam-se por meio de vários sintomas (concomitantes ou não), como, exceto: 
Alternativas
Q2083905 Enfermagem
Sobre Lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort), considere V para verdadeiro e F para falso, a seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) De etiologia multifatorial, os fatores de risco para a ocorrência de LER/Dort devem ser sempre analisados de forma integrada. Os principais fatores de risco para a ocorrência de LER/Dort são decorrentes dos processos e da organização do trabalho e podem envolver aspectos cognitivos, sensoriais, afetivos e biomecânicos, podendo estar associados a: movimentos repetitivos, sem pausas para recuperação; exposição a vibrações; posturas estáticas ou inadequadas no trabalho; mobiliários não ergonômicos; temperaturas extremas; ruídos elevados; carga e ritmo de trabalho acelerado; pressão por metas; horas extras excessivas; sobrecarga de peso; exigências cognitivas; ritmo de trabalho; ambiente social e técnico do trabalho; entre outros.
(__) O diagnóstico clínico de LER/Dort é realizado a partir de anamnese ocupacional, histórico de exposição ocupacional aos fatores de risco, exame físico e exames complementares. É importante integrar os achados clínicos com os dados epidemiológicos a fim de elaborar hipóteses diagnósticas. Para o diagnóstico, é importante a descrição cuidadosa dos sinais e dos sintomas quanto à localização, à forma e ao momento de instalação, à duração e à caracterização da evolução temporal, à intensidade, bem como dos fatores que contribuem para a melhora ou o agravamento do quadro.
(__) Em casos em que os achados clínicos não são evidentes, devem ser realizados exames complementares que avaliam a integridade do sistema muscular, tais como: eletroneuromiografia, ultrassonografia, radiografia ou ressonância magnética, inclusive em situações de lesões evidenciadas em pacientes assintomáticos ou com sintomas leves.
Alternativas
Q2083906 Enfermagem
Os principais objetivos da vigilância epidemiológica de LER/Dort são, exceto:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: A
5: C