Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Cruz das Almas - BA 2022 para Técnico Legislativo II - Agente de Secretaria

Foram encontradas 4 questões

Q4108473 Atualidades
Analise as proposições a seguir:
I- Em abril de 2022, cerca de 6 mil indígenas se dirigiram até o Congresso Nacional para protestar contra a “agenda anti-indígena”, que contempla uma série de ameaças aos povos indígenas. Dentre elas, está em causa o projeto sobre mineração em terras indígenas e o projeto conhecido como “marco temporal”, que defende a alteração na política de demarcação de terras indígenas.
II- Em novembro de 2021, o governo Federal instituiu o Auxílio Brasil, um benefício destinado às famílias de baixa renda. O Auxílio Brasil substituiu o Bolsa Família, criado em 2003, e o Auxílio Emergencial, criado no contexto da pandemia, em 2020.
III- No dia 28 de fevereiro de 2021 foi lançado para o espaço o primeiro satélite de observação da Terra totalmente desenvolvido pelo Brasil, o Amazonia 1, projetado, integrado, testado e operado pelo país. Este é um marco de sucesso para a comunidade científica e tecnológica para missões espaciais.
Está ou estão correta (s):
Alternativas
Q4108474 Atualidades
Assinale com ( V ) as proposições verdadeiras e com ( F ) as proposições falsas.
( ) O Parlamento Europeu concedeu ao povo da Ucrânia, no mês de outubro de 2022, o Prêmio de Liberdade de Pensamento para homenagear a luta ucraniana contra a invasão da Rússia. O Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, em homenagem ao falecido dissidente soviético Andrei Sakharov, é concedido anualmente desde 1988 a indivíduos e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais.
( ) China e Estados Unidos são atualmente as duas maiores economias do mundo. Os países apresentam um longo histórico de tensões diplomáticas e disputas comerciais, as quais se acirraram a partir da ascensão econômica da China e de uma potencial ameaça à hegemonia econômica estadunidense. Recentemente, os países se viram imersos em uma guerra comercial pela taxação de produtos importados e disputas diante de alegações de espionagem.
( ) Os incêndios dos últimos anos danificaram seriamente o Pantanal: a maior área úmida de água doce do mundo, que se estende pela Bolívia, Brasil e Paraguai. Diante da urgência da situação, organizações da sociedade civil alertaram a Secretaria da Convenção de Ramsar, tratado intergovernamental para a proteção de áreas úmidas, sobre os danos ao Pantanal e solicitaram seu apoio na busca de soluções.
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q4108476 Atualidades
O presidente do PTB, ex-deputado Roberto Jefferson gravou um vídeo e publicou na noite do último dia 21 de outubro de 2022, no qual xinga uma ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta do voto dela no caso da punição à Jovem Pan, por ter abusado de declarações e imputações falsas em seus programas jornalísticos durante o período eleitoral. O ministro Alexandre de Moraes, que atualmente preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), saiu em defesa de sua colega que foi vítima de uma série de xingamentos misóginos desferidos por Roberto Jefferson. Qual o nome da ministra a que o texto se refere? 
Alternativas
Q4108477 Atualidades
A Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, da Suécia, anunciou, no último dia 03 de outubro, o ganhador do Prêmio Nobel 2022 em Medicina. O ganhador levou o prêmio, que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões), por suas descobertas sobre os genomas de hominídeos extintos e a evolução humana. Em 1982, o pai do cientista também ganhou o Nobel de Medicina. Assinale a alternativa que contém o nome do cientista ganhador do prêmio Nobel de Medicina em 2022. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: C