Questões de Concurso Público Câmara Municipal de Cruz das Almas - BA 2022 para Motorista
Foram encontradas 9 questões
I- Na primeira estrofe, o eu lírico esbraveja todo o seu desalento e frustração diante dos rumos políticos do país naquela época, entremeando com os seus sonhos.
II- No início da primeira estrofe, o eu lírico faz uma alusão à situação do Brasil ao dizer que o seu único partido é um coração triste, despedaçado.
III- Nos versos “Os meus sonhos foram todos vendidos/Tão barato que eu nem acredito” demonstra que o eu-lírico mudou, amadureceu e precisou, ou foi obrigado, a rever seus conceitos e ideais. Isso pode dar margem para justificar o título da canção, Ideologia.
Está correto o que se afirma em:
1- Segundo o texto, o sujeito precisa de uma ideologia para conseguir sobreviver.
2- Segundo o texto, o eu lírico desiludido, confessa que agora "assiste a tudo em cima do muro", revelando passividade, apatia e falta de posicionamento.
3- No texto, o eu lírico se confronta com seus próprios ideais, que parecem ter se perdido nas amarguras do cotidiano.
4- O eu lírico faz referência a uma gíria da época “sexo, drogas e rock ‘n’ roll” usada para simbolizar tudo o que era a curtição e ele faz essa referência de maneira irônica.
Está ou estão correta(s)
I- No verso, ” Meus heróis morreram de overdose” o sujeito é simples, o verbo é transitivo indireto e “de overdose” é objeto indireto.
II- A palavra IDEOLOGIA é paroxítona, tem seis sílabas, um hiato e nove fonemas.
III- No verso “ Agora assiste a tudo em cima do muro, em cima do muro”, o termo destacado é verbo transitivo indireto, conjugado na terceira pessoa presente do indicativo.
IV- No verso “Eu vou pagar a conta do analista”, o termo destacado é classificado sintaticamente como objeto indireto.
Está ou estão correta (s)
“apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, com direito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.”
Considerando os trechos acima, analise as proposições a seguir:
I- No período “e deixando-os ir embora quando se findam, ou casar,” os termos destacados são classificados, respectivamente, como conjunção coordenativa aditiva e conjunção subordinativa concessiva.
II- No período “e deixando-os ir embora quando se findam, ” o termo destacado classifica-se sintaticamente como objeto direto.
III- No período “ ou casar, e através do /casamento fundar uma microempresa, a oração destacada classifica-se como coordenada sindética aditiva.
IV- Na oração “casamento fundar uma microempresa”, o termo destacado está escrito de forma incorreta, uma vez que depois do acordo ortográfico, ele deveria ser grafado com hífen.
Está ou estão correta (s)
Leia a tirinha abaixo para responder a questão
