Questões de Concurso Público Prefeitura de Catalão - GO 2026 para Técnico em Radiologia FMS

Foram encontradas 9 questões

Q4011848 Radiologia
Durante a produção dos raios X, ocorre a interação de elétrons acelerados com o material do alvo no interior do tubo de raios X. Considerando os princípios físicos envolvidos, a estrutura atômica da matéria e os componentes do tubo, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4011849 Radiologia
Em um equipamento de raios X, o feixe produzido no tubo sofre modificações antes de atingir o paciente, e sua distribuição espacial e energética não é uniforme. Considerando o espectro de emissão, a filtração do feixe e o efeito anódico (heel effect), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4011850 Radiologia
A interação das radiações ionizantes com os tecidos biológicos pode desencadear diferentes respostas celulares, cuja ocorrência depende da dose absorvida, da extensão da área irradiada e das características intrínsecas das células expostas. No âmbito da proteção radiológica, a distinção entre efeitos determinísticos e estocásticos, bem como os fatores que influenciam a radiossensibilidade celular — como grau de diferenciação, atividade mitótica, tempo de latência, possibilidade de reversibilidade e transmissibilidade — são fundamentais para a avaliação do risco biológico.

Com base nesses princípios, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4011851 Radiologia
A proteção radiológica constitui um conjunto de princípios e medidas destinadas a reduzir a exposição desnecessária às radiações ionizantes, tanto de trabalhadores ocupacionalmente expostos quanto de pacientes e do público em geral. Com base nos fundamentos da radioproteção, analise as afirmativas a seguir:

I. Durante a realização de exames radiográficos, o operador deve manter distância segura da fonte emissora de raios X, posicionando-se, preferencialmente, a pelo menos 2 metros do cabeçote e fora da direção do feixe primário.
II. O sistema de proteção radiológica baseia-se, entre outros, no princípio segundo o qual as exposições à radiação devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequíveis, conhecido internacionalmente como princípio ALARA.
III. A utilização de dosímetros individuais e outros dispositivos de monitoração constitui medida de radioproteção, pois permite avaliar e controlar as doses ocupacionais recebidas pelos trabalhadores.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4011852 Radiologia
A tomografia computadorizada (TC) é um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante e recursos computacionais para gerar imagens seccionais do corpo humano.

Sobre seus princípios físicos e indicações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4011853 Radiologia
O conhecimento anatômico é fundamental para o técnico em Radiologia, pois permite o correto posicionamento do paciente, a identificação das estruturas nas imagens e a comunicação adequada com a equipe de saúde.

Com relação às noções gerais de anatomia humana, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q4011854 Radiologia
Em um serviço de diagnóstico por imagem, um paciente vítima de trauma em membro inferior foi encaminhado para avaliação radiográfica com suspeita de fraturas envolvendo simultaneamente a tíbia e a fíbula. Para garantir adequada visualização dessas estruturas, o técnico em Radiologia deve considerar os princípios de posicionamento e as projeções básicas do segmento anatômico envolvido.

Com base nesses princípios, analise as afirmativas a seguir:

I. A projeção anteroposterior (AP) da perna permite a visualização conjunta da tíbia e da fíbula em toda sua extensão, sendo indicada em suspeita de fraturas diafisárias.
II. A projeção lateral da perna é complementar à incidência AP, pois possibilita avaliação do alinhamento ósseo e do desvio de fragmentos no plano sagital.
III. A projeção anteroposterior do joelho substitui a radiografia da perna quando há suspeita de fraturas de tíbia e fíbula, pois essas estruturas se articulam diretamente com essa região.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q4011855 Radiologia
Durante o atendimento a um paciente com suspeita de fratura no antebraço, o médico solicita estudo radiográfico do segmento. O técnico em Radiologia deve observar critérios técnicos que garantam a qualidade da imagem e a adequada avaliação anatômica do rádio e da ulna.

Com base nesses critérios, analise as afirmativas a seguir:

I. Para o estudo radiográfico do antebraço, é necessário incluir nas imagens as articulações proximal e distal do segmento, de modo a não limitar a avaliação apenas à diáfise óssea.
II. Na incidência lateral do antebraço, a sobreposição parcial entre rádio e ulna é esperada, sendo o alinhamento das articulações do punho e do cotovelo importante indicador de posicionamento adequado.
III. A rotação interna do membro superior é recomendada na incidência anteroposterior do antebraço para reduzir a sobreposição entre rádio e ulna.
Alternativas
Q4011856 Radiologia
Com relação às técnicas radiológicas, posições utilizadas e suas principais indicações, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: D
5: A
6: C
7: A
8: D
9: A