Questões de Concurso Público UEFS 2018 para Analista Universitário - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 4 questões

Q1165927 Engenharia Agronômica (Agronomia)
As plantas daninhas são dotadas de certas características que lhe são peculiares e que interferem na estratégia de seu manejo. Para se manejar bem essas plantas, há necessidade de se conhecer mais profundamente tais características. Assinale a alternativa que apresenta algumas dessas características.
Alternativas
Q1165928 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Nas suculentas, o metabolismo do CO2, chamado de metabolismo do ácido crassuláceo (CAM), é incomum. O CAM foi encontrado em centenas de espécies em 26 famílias de angiospermas, em algumas pteridófitas e, provavelmente, nas gimnospermas Welwitschia mirabilis. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Numerosas espécies de plantas CAM que vivem em clima árido possuem folhas finas com razões relativamente alta de superfície/volume.

II. Normalmente, as suculentas possuem uma camada paliçádica de células bem desenvolvida e a maior parte de suas células fotossintéticas da folha ou do caule é o mesófilo esponjoso.

III. Se as plantas CAM abrirem seus estômatos totalmente durante a luz diurna, transpiram muito.

IV. A característica metabólica mais notável das plantas CAM é a formação do ácido málico à noite e seu desaparecimento durante a luz diurna.

V. A PEP carboxilase no citosol das plantas CAM é a enzima responsável pela fixação do CO2 no malato à noite.

Alternativas
Q1165929 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A descoberta e o isolamento do fitocromo, além da demonstração de sua importância como um pigmento que controla as respostas fotomorfogênicas, são umas das conquistas mais brilhantes e importantes na área de fisiologia vegetal. Quimicamente, o fitocromo é
Alternativas
Q1165940 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O milho é cultivado em regiões cuja precipitação varia de 300 a 5.000 mm anuais, sendo que a quantidade de água consumida por uma lavoura de milho durante o seu ciclo está em torno de 600 mm. Dois dias de estresse hídrico no florescimento diminuem o rendimento em mais de 20%, quatro a oito dias diminuem em mais de 50%. O efeito da falta de água, associado à produção de grãos, é particularmente importante em três estádios de desenvolvimento da planta. São eles:
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: A
4: A