Questões de Concurso Público UEFS 2018 para Analista Universitário - Engenharia Agronômica

Foram encontradas 4 questões

Q1165928 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Nas suculentas, o metabolismo do CO2, chamado de metabolismo do ácido crassuláceo (CAM), é incomum. O CAM foi encontrado em centenas de espécies em 26 famílias de angiospermas, em algumas pteridófitas e, provavelmente, nas gimnospermas Welwitschia mirabilis. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. Numerosas espécies de plantas CAM que vivem em clima árido possuem folhas finas com razões relativamente alta de superfície/volume.

II. Normalmente, as suculentas possuem uma camada paliçádica de células bem desenvolvida e a maior parte de suas células fotossintéticas da folha ou do caule é o mesófilo esponjoso.

III. Se as plantas CAM abrirem seus estômatos totalmente durante a luz diurna, transpiram muito.

IV. A característica metabólica mais notável das plantas CAM é a formação do ácido málico à noite e seu desaparecimento durante a luz diurna.

V. A PEP carboxilase no citosol das plantas CAM é a enzima responsável pela fixação do CO2 no malato à noite.

Alternativas
Q1165929 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A descoberta e o isolamento do fitocromo, além da demonstração de sua importância como um pigmento que controla as respostas fotomorfogênicas, são umas das conquistas mais brilhantes e importantes na área de fisiologia vegetal. Quimicamente, o fitocromo é
Alternativas
Q1165935 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Calagem é o processo de aplicação de corretivos cálcicos ou calcomagnesianos aos solos ácidos com a finalidade de elevar o pH e fornecer os elementos cálcio e magnésio. A calagem proporciona melhores condições físicas e químicas aos solos. Em relação ao assunto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as vantagens proporcionadas pela colagem.


I. Melhora a estruturação dos solos, favorecendo a aeração e a circulação da água.

II. Beneficia o desenvolvimento das raízes que atingem maiores profundidades.

III. Diminui a atividade microbiana.

IV. Neutraliza a ação do alumínio trocável e insolubiliza o manganês.

V. Aumenta a assimilabilidade do fósforo e nitrogênio, retém melhor o potássio dos adubos.

Alternativas
Q1165936 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Existem vários métodos para se determinar a necessidade de calcário no solo, as quantidades de calcário a serem aplicadas variam com a cultura e dependem do poder tampão do solo, da textura e dos teores de cálcio, magnésio e alumínio presentes no solo. Considerando o método de saturação de bases, em um solo com capacidade de troca catiônica de 9 cmolc.dm-3 e somatória de bases de 3,8 cmolc.dm-3, para elevar a saturação de bases para 75% com um calcário calcítico com PRNT de 80%, são necessárias
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: D
4: D