Questões de Concurso Público Prefeitura de Mondaí - SC 2026 para Coordenador do CRAS - PAIF
Foram encontradas 14 questões
Sobre esse serviço, assinale a alternativa correta.
I. A Lei nº 11.340/2006 reconhece como formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras, a violência psicológica, a patrimonial e a moral, não se restringindo à agressão física.
PORQUE
II. O poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
No que se refere ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), analise a afirmativa abaixo.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os __________________________ e tem como objetivo apoiar famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
Uma família residente no território de abrangência de um CRAS procura a unidade relatando ausência de renda estável e dificuldade de manutenção da frequência escolar de duas crianças. A família não possui inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e não é beneficiária de programas de transferência de renda. A coordenação da unidade precisa definir a conduta da equipe de referência.
Com base no caso apresentado, assinale a alternativa correta:
I. Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF).
II. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
III. Serviço de Acolhimento em República.
IV. Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
É CORRETO o que se afirma em:
Considerando esse contexto, analise as sentenças abaixo:
I. A assistência social é organizada em dois tipos de proteção social: a proteção social básica, voltada à prevenção de situações de vulnerabilidade e ao fortalecimento de vínculos, e a proteção social especial, destinada a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social ou com direitos violados.
II. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é definido em lei como unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no território e à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias.
III. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é a unidade pública destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.
É correto o que se afirma em:
Sobre a vigilância socioassistencial no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), julgue as afirmações abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
(__) A vigilância socioassistencial é função da política de assistência social voltada à produção e à sistematização de informações sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos nos territórios.
(__) A vigilância socioassistencial destina-se à apuração de responsabilidade funcional dos trabalhadores das unidades, substituindo os mecanismos ordinários de correição administrativa do ente federado.
(__) Compete à vigilância socioassistencial subsidiar o planejamento da oferta de serviços, permitindo identificar a demanda potencial dos territórios e comparar essa demanda com a capacidade instalada das unidades.
A sequência correta, de cima para baixo,
A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais organiza os serviços por nível de complexidade e padroniza nomenclaturas, provisões, aquisições dos usuários e condições de oferta.
Sobre a organização estabelecida pela Tipificação Nacional, assinale a alternativa correta.
I. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) organiza-se em grupos, a partir de percursos que respeitam as especificidades dos ciclos de vida, e complementa o trabalho social com famílias realizado pelo PAIF.
II. Constituem público prioritário do SCFV, entre outras situações, crianças e adolescentes em situação de isolamento, em trabalho infantil ou com vivência de violência, bem como pessoas idosas em situação de isolamento.
III. O SCFV substitui o acompanhamento familiar do PAIF nos casos em que o usuário passa a frequentar os grupos, encerrando-se o registro da família na unidade de referência.
É correto o que se afirma em:
O controle social na política de assistência social é exercido por instâncias deliberativas de composição paritária entre governo e sociedade civil, além de espaços periódicos de avaliação e definição de diretrizes.
Sobre as instâncias de controle social da assistência social, assinale a alternativa correta.
Associe as colunas I e II abaixo, relacionando os instrumentos de gestão da informação às suas respectivas finalidades.
Coluna I
1.Cadastro Único para Programas Sociais.
2.Registro Mensal de Atendimentos (RMA).
3.Prontuário SUAS.
Coluna II
(__) Instrumento de registro do volume de atendimentos e do perfil de famílias e indivíduos atendidos nas unidades, com periodicidade mensal e finalidade de uniformizar dados nacionais.
(__) Instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda, utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais federais.
(__) Instrumento de registro qualificado das informações do acompanhamento familiar, destinado a subsidiar o trabalho social com famílias na unidade.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
Leia o estudo de caso a seguir:
Durante atendimento particularizado em CRAS, uma usuária relata à técnica de referência informações sobre conflitos familiares e condições de saúde de integrantes do grupo familiar. Dias depois, um vereador do município comparece à unidade e solicita à coordenação acesso ao conteúdo do prontuário da família, alegando interesse em acompanhar o caso. Não há requisição de autoridade judicial nem autorização da usuária.
Com base no caso apresentado, assinale a alternativa correta:
I. A territorialização na Proteção Social Básica orienta a organização da oferta de serviços socioassistenciais de acordo com as características, vulnerabilidades e recursos presentes nos diferentes territórios.
PORQUE
II. A matricialidade sociofamiliar estabelece a centralidade da família no âmbito da política de assistência social, considerando suas necessidades e potencialidades na organização e no desenvolvimento das ações socioassistenciais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), analise a afirmativa abaixo:
A organização da assistência social no SUAS observa a diretriz da _______________ político-administrativa entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com comando único das ações em cada esfera de governo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: