Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2025 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 2 questões

Q3787150 Engenharia Elétrica
No contexto das instalações elétricas de baixa tensão, a NBR 5410 define critérios de segurança que incluem diferentes modalidades de proteção contra choques elétricos, adequadas a variados ambientes e condições de uso. Com base nessas definições, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Proteção supletiva: Meio destinado a garantir a proteção contra choques elétricos em situações de maior risco de perda ou anulação das medidas normalmente aplicáveis, de dificuldade no atendimento pleno das condições de segurança associadas a determinada medida de proteção e/ou, ainda, em situações ou locais em que os perigos do choque elétrico são particularmente graves.
(__)Proteção adicional: Meio destinado a suprir a proteção contra choques elétricos quando massas ou partes condutivas acessíveis tornam-se acidentalmente vivas.
(__)Proteção extraordinária: Elemento ou parte constituída de material condutor, pertencente ou não à instalação, mas que não é destinada normalmente a conduzir corrente elétrica.
(__)Proteção básica: Meio destinado a impedir contato com partes vivas perigosas em condições normais.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: 
Alternativas
Q3787156 Engenharia Elétrica
Os esquemas de aterramento definidos pela norma NBR 5410 são fundamentais para garantir a segurança das instalações elétricas, a proteção contra choques elétricos e o correto funcionamento dos dispositivos de proteção. A correta identificação e aplicação desses esquemas dependem da conexão do neutro da fonte em relação à terra e da situação das massas da instalação elétrica em relação à terra. Assim, analise as afirmativas a seguir.

I.No esquema TN-S, o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos ao longo de toda a instalação, sendo que o ponto da alimentação é diretamente aterrado e as massas da instalação são ligadas a esse ponto através do condutor de proteção.
II.O esquema TN-C admite que as funções de neutro e de proteção sejam combinadas em um único condutor (PEN) em instalações fixas, desde que a seção desse condutor seja de, no mínimo, 4 mm² para condutores de cobre, visando garantir a resistência mecânica necessária para a integridade da continuidade elétrica e a segurança do sistema.
III.No esquema IT, todas as partes vivas são isoladas da terra ou um ponto da alimentação é aterrado através de uma impedância de valor elevado, enquanto as massas da instalação são aterradas, o que permite, em certas condições, a continuidade do fornecimento de energia mesmo na ocorrência de uma primeira falta fase-massa.

Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C