Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2025 para Arquiteto
Foram encontradas 10 questões
(__)É proibido o uso de 3 (três) ou mais camas na mesma vertical (beliches triplos) nos alojamentos, devendo haver espaçamento mínimo livre de 1,20m entre a última cama e o teto.
(__)As instalações sanitárias devem ser parte integrante do alojamento, não sendo permitido o acesso direto, devendo haver portas de comunicação interna para garantir privacidade.
(__)Os canteiros de obras devem dispor de ambulatório quando houver 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores no estabelecimento.
(__)O pé-direito mínimo dos alojamentos deve ser de 2,50m para camas simples e 3,00m para camas duplas (beliches).
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.A taxa de permeabilidade é calculada pela relação entre a área do lote que permite a infiltração de água no solo (livre de pavimentação impermeável) e a área total do lote, sendo fundamental para a recarga de aquíferos e controle de enchentes.
II.O uso de espécies exóticas invasoras é recomendado em projetos públicos por seu rápido crescimento e baixo custo, independentemente dos riscos à biodiversidade local.
III.O termo 'forração' refere-se a plantas de pequeno porte e crescimento horizontal (como a grama amendoim ou hera), utilizadas para cobrir o solo, proteger contra erosão e reduzir o calor refletido.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
I.O Estudo Preliminar (EP) é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias ao entendimento da obra.
II.O Anteprojeto (AP) é a etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias ao entendimento da obra.
III.O Projeto Executivo (PE) é a etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à licitação e à execução dos serviços de obras.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
I.O sanitário acessível deve possuir uma área de manobra livre com diâmetro mínimo de 1,50m, permitindo o giro de 360º da cadeira de rodas.
II.As barras de apoio junto à bacia sanitária devem ter altura de 0,75m (medida do eixo da barra ao piso acabado) e comprimento mínimo de 0,80m para a barra lateral.
III.É permitido instalar a porta do sanitário acessível abrindo para dentro do ambiente, desde que a área de varredura da porta não interfira na área de transferência junto à bacia nem na área de manobra de 1,50m.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):
(__)O BDI é uma taxa percentual aplicada sobre o Custo Direto da obra para cobrir despesas indiretas (administração central, seguros, garantias), tributos sobre o faturamento e o lucro da construtora.
(__)Materiais, mão de obra operária e equipamentos utilizados diretamente na produção física da obra compõem o Custo Indireto, pois variam conforme o volume de produção.
(__)Os encargos sociais (INSS, FGTS) incidentes sobre a folha de pagamento da mão de obra devem ser incluídos na planilha de custos diretos, como percentual sobre a hora-homem, e não no BDI.
(__)O Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) devem compor explicitamente a fórmula de cálculo do BDI em orçamentos de obras públicas.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) deve ser efetuado antes do início de qualquer atividade técnica, sendo o documento que comprova a legitimidade do profissional perante a sociedade.
(__)É permitido ao arquiteto assumir a autoria de projeto elaborado por outro profissional, desde que tenha a autorização do proprietário da obra, mesmo sem a anuência do autor original.
(__)O arquiteto e urbanista deve recusar-se a exercer atividades em áreas de preservação ambiental se o projeto violar a legislação vigente, sob pena de infração ética.
(__)A placa de identificação da obra é opcional para construções residenciais unifamiliares com menos de 100m², dispensando a indicação do Responsável Técnico.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.O IFC (Industry Foundation Classes) é um formato de arquivo proprietário e fechado, desenvolvido exclusivamente para o software Revit, impedindo a troca de dados com outras plataformas como ArchiCAD.
II.O conceito de LOD (Level of DevelopmentDetail) define o nível de confiabilidade e detalhamento geométrico e de informações de um elemento do modelo em diferentes etapas do ciclo de vida do projeto.
III.A detecção de conflitos (Clash Detection) é um processo automatizado no BIM que permite identificar interferências físicas entre diferentes disciplinas (ex: duto de ar condicionado atravessando uma viga) antes da obra.
Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) proposição(ões) CORRETA(S):