Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2023 para Médico Veterinário

Foram encontradas 35 questões

Q2128485 Veterinária
Pensando no bem estar animal, o MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA, aprovou o REGULAMENTO TÉCNICO DE MÉTODOS DE INSENSIBILIZAÇÃO PARA O ABATE HUMANITÁRIO DE ANIMAIS DE AÇOUGUE, um REGULAMENTO TÉCNICO DE MÉTODOS DE INSENSIBILIZAÇÃO PARA O ABATE HUMANITÁRIO DE ANIMAIS DE AÇOUGUE com o objetivo de estabelecer, padronizar e modernizar os métodos humanitários de insensibilização dos animais de açougue para o abate, assim como o manejo destes nas instalações dos estabelecimentos aprovados para esta finalidade, em todos os estabelecimentos industriais que realizam o abate dos animais de açougue.
Sendo requisitos aplicáveis aos estabelecimentos de abate:
Alternativas
Q2128486 Veterinária
 A leishmaniose visceral (LV) é uma protozoonose crônica, sistêmica, caracterizada em humanos por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. No cão, principal reservatório e fonte de infecção no meio urbano, a doença caracteriza-se por febre irregular, apatia, emagrecimento, descamação e úlceras na pele, e em geral, no focinho, nas orelhas e extremidades, conjuntivite, paresia do trem posterior, fezes sanguinolentas e crescimento exagerado das unhas (Brasil, 2016). Como medida de prevenção e controle direcionadas à população humana, temos: 
Alternativas
Q2128487 Veterinária
A tuberculose bovina, é uma doença infecto contagiosa, crônica, causada por infecção de diferentes espécies de bactérias ácido- álcool resistentes, do gênero Mycobacterium, afectando diversas espécies animais domésticas e silváticas. Nos bovinos caracteriza-se pela:
Alternativas
Q2128488 Veterinária
Os matadouros-frigoríficos brasileiros, notadamente os de bovinos, têm, nestes últimos anos, experimentado sensível progresso técnico, no que respeita a instalações, equipamento e métodos operacionais. Assim, existem requisitos exigidos ou recomendados pelo Serviço de Inspeção Federal no tocante às instalações e ao equipamento direta ou indiretamente relacionados com a inspeção "ante-mortem" e "postmortem" e com a higiene e a racionalização das operações do abate de bovinos. Torna-se necessário esclarecer, antes de tudo, que nestas Instruções são definidas por INSTALAÇÕES o que diz respeito ao setor de construção civil da sala de matança, dos currais e seus anexos. Os currais devem estar localizados de maneira que os ventos predominantes não levem em direção ao estabelecimento poeiras ou emanações; devem, ainda, ewtar afastados não menos de 80 m (oitenta metros) das dependências onde se elaboram produtos comestíveis e isolados dos varais de charque por edificações (Art. 34-7 do RIISPOA). Classificam-se em: Currais de Chegada e Seleção, Curral de Observação, Currais de Matança. Podemos definir currais de chegada e seleção e sua estrutura física como:
Alternativas
Q2128489 Veterinária
O Dictyocaulus viviparus é um nematóide que acomete bovinos, bubalinos e cervídeos. Sua patogenia pode ser dividida em quatro fases, a melhor definição para a fase patente e o período que ela ocorre é: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: D