Questões de Concurso Público Prefeitura de São José do Cedro - SC 2021 para Professor de Educação Especial - 2º Professor

Foram encontradas 4 questões

Q1808212 Pedagogia
O psicólogo, profissional atuante na Psicologia, deve ter um olhar abrangente, ver o aluno com deficiência como um ser biopsicossocial, e não olhando apenas o biológico, mas um ser que apesar das limitações é também dotado de potencialidades. (...) O trabalho da Psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico. Quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial:
I.Na preparação dos profissionais envolvidos no trabalho de inclusão educacional. II.No apoio familiar de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. III.No suporte à comunidade discente envolvida com inclusão educacional. IV.No acompanhamento intensivo na escola e fora da escola, quando se trata de educação inclusiva.
Está (ão) CORRETA (S):
Alternativas
Q1808215 Pedagogia
Apostar na Educação Inclusiva colabora para uma transformação social, que discuta efetivamente os princípios de igualdade, solidariedade e do convívio respeitoso entre todos os cidadãos. Nessa perspectiva, entende-se que:
I.O processo inclusivo tem como finalidade possibilitar a permanência do aluno na escola, respeitando seu tempo de aprendizagem, aumentando sua autoconfiança. II.No processo inclusivo, é necessário mostrar aos alunos que cada indivíduo possui suas particularidades e é preciso reconhecermos que somos todos diferentes, mas que a equalização das oportunidades necessitam ser estendidas a todos. III.No âmbito educacional, a inclusão social extrapola as muralhas da instituição escolar, numa comprovação de que, em seu processo de formação, o educando precisa de outras formas de conhecimentos para construir sua cidadania.
Está (ão) CORRETO (S):
Alternativas
Q1808216 Pedagogia
Fundamentos Psicológicos da Educação Inclusiva - do ponto de vista psicológico e afetivo, não há dúvida de que é na interação com o grupo e com as diferenças de sexo, de cor, de idade, de condição social e com as diferenças de aptidões e de capacidades físicas e intelectuais existentes no grupo que a criança vai construindo sua identidade, vai testando seus limites, desafiando suas possibilidades e, consequentemente, ela vai: ______________. Este é o mundo real. E quanto mais diversificadas forem essas experiências, quanto mais instigantes esses desafios, mais a criança cresce em seu nível de conhecimento. Segregar a pessoa com deficiência é negar-lhe o direito a viver num mundo real, é negar-lhe o direito a aprender pela convivência com pessoas ditas não deficientes. (...) (Mara Lúcia Sartoretto. Os Fundamentos da Educação Inclusiva)
Marque a palavra ou expressão coerente para preencher a lacuna do texto.
Alternativas
Q1808222 Pedagogia
O fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências, sem dúvida, é o fato de que todos nascem iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes. Não importam as diferenças, não importam as deficiências: o ser humano tem direito de viver e conviver com outros seres humanos, sem discriminação e sem segregações odiosas. E quanto mais "diferente" o ser humano, quanto mais deficiências ele tem, mais esse direito se impõe. E este é um direito natural, que nem precisaria estar positivado em lei. (...) O direito à educação, o direito de frequentar a escola comum (junto com os ditos "normais"), o direito a aprender nos "limites" das próprias possibilidades e capacidades, são decorrentes do direito primordial à convivência, até porque é na convivência com seres humanos - "normais" ou diferentes - que o ser humano mais aprende. (...) (Mara Lúcia Sartoretto. Os Fundamentos da Educação Inclusiva)
Nesse sentido, vamos analisar cuidadosamente as afirmações:
I.O professor precisa perder a ilusão de que é com ele que a criança vai aprender as coisas mais importantes para a vida, aquelas das quais ele mais vai precisar. II.A maior parte do que o ser humano aprende, aprende-o na convivência, na interação, através dos mecanismos que Piaget denomina de acomodação e adaptação, enfrentando os problemas do dia a dia. III.A boa escola é aquela que, ombreando com a escola da vida, oferece ao aluno bons "cardápios", com produtos de boa qualidade, através de situações-problema, de questões bem elaboradas, de roteiros de trabalho, de projetos, de aulas onde o ator principal é o aluno e não o professor. IV.Como indivíduo mais importante no processo ensino-aprendizagem, provendo-se de recursos coerentes com a realidade de sua sala de aula, pois o docente precisa assumir seu papel diante do discente que está ali para aprender.
Está (ão) CORRETA (S):
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: A