Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapiranga - SC 2021 para Professor de Geografia

Foram encontradas 20 questões

Q1854550 Pedagogia
Os pilares da educação da UNESCO foram elaborados em 1999 por Jacques Delors, professor político e econômico francês. Publicado no relatório: "Educação: um tesouro a descobrir", eles definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente. Seguindo os 4 pilares, os alunos recebem uma formação completa. Ou seja, não somente se preparam para o mercado de trabalho, mas também para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e preparados para lidar com adversidades.
Disponível em: https://www.erasto.com.br/noticias/pilares-da-educacao-da-unesco (Fragmento)
Para buscar respostas plausíveis aos desafios que essa nova educação impõe, o educador deve organizar-se e delinear as quatro aprendizagens essenciais:
Alternativas
Q1854551 Geografia
Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos. Referenciando-se pelo sistema de fusos horários supõe-se que um grupo de pesquisadores embarcam em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 10 horas.
O horário e o dia de chegada dos pesquisadores ao ponto B é:
Alternativas
Q1854552 Geografia
DISPUTA ENTRE MILÍCIAS CAUSA TIROTEIOS EM CURICICA, NA ZONA OESTE DO RIO

Tarde desta quinta foi de confrontos na comunidade Dois Irmãos. Desde a morte de Ecko, guerra entre grupos rivais pelo controle de regiões já deixou ao menos sete mortos.

Por G1 Rio
22/07/2021 19h31

Uma disputa entre milicianos provocou um tiroteio intenso na tarde desta quinta-feira (22), em Curicica, na Zona Oeste do Rio.
A disputa acontece na comunidade conhecida como Dois Irmãos. Segundo os moradores, dois grupos diferentes de milicianos estão em guerra pelo controle da área.
Imagens desta tarde mostram criminosos fortemente armados circulando pela favela. Enquanto isso, moradores ficam acuados dentro das casas. Houve registro de vários tiroteios.
Desde a morte, no mês passado, do miliciano Wellington da Silva Braga, o Ecko, várias áreas estão sendo disputadas por milícias rivais. Pelo menos sete pessoas já morreram em confrontos.

Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2021/07/22/disputaentre-milicias-causa-tiroteios-em-curicica-na-zona-oeste.ghtml (Fragmento)
A Geografia é uma ciência humana que estuda o espaço geográfico e suas composições, analisando a interação entre sociedade e natureza. Essa área do conhecimento utiliza, em suas abordagens, uma série de conceitos que são considerados como basilares para a fundamentação de seus estudos. Trata-se das chamadas categorias da Geografia.
A categoria que melhor se aplica à disputa entre milícias evidenciada na reportagem é:
Alternativas
Q1854553 Conhecimentos Gerais
Muitos novos refugiados
A Síria foi o país que mais gerou refugiados no mundo. Cerca de 824.400 pessoas foram forçadas a fugir dos conflitos que assolam o país. As crises na África subsaariana também levaram a novos deslocamentos. Quase 737.400 pessoas deixaram o Sudão do Sul para escapar de uma crise humanitária que cresceu consideravelmente em 2016. Burundi, Iraque, Nigéria e Eritréia também geraram grande número de refugiados.
(...) Uganda vivenciou um aumento dramático da população de refugiados que saltou de 477.200 no final de 2015 para 940.800 no final de 2016. Esta população era constituída por pessoas vindas principalmente do Sudão do Sul (68%), mas também contava com números significativos de pessoas vindas da República Democrática do Congo, Burundi, Somália e Ruanda. Na verdade, Uganda registrou o maior número de novos refugiados em 2016.
https://www.acnur.org/portugues/quem-ajudamos/ refugiados/(Fragmento)
Nos últimos anos, foi identificado o maior índice de deslocamento humano, no qual, cerca de 68,5 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar os seus lares, desses 25,4 milhões são considerados refugiados. A situação abordada decorre principalmente: 
Alternativas
Q1854554 História
ZAPATISMO ESTIMULA INDÍGENAS A PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES

Dezenas de povos nativos do México elegem uma mulher, María de Jesús Patricio, para a eleição de 2018, em iniciativa apoiada pelo EZLN


O subcomandante Galeano e membros do EZLN durante a abertura da Comissão Nacional Indígena.DAPHNÉE DENIS

Magdalena García já se via e se dizia velha, cansada. Ela se aflige dizendo que sua mensagem não fica clara, quando saem de suas palavras dardos carregados de uma realidade acachapante. "Ninguém quer nos ver, ninguém quer nos escutar", afirma essa índia mazahua de 59 anos, seis filhos, presa por um ano e meio. "De modo algum", repetia para si mesma, pois, se já é difícil no México imaginar uma mulher presidenta, o que se poderia fazer nas eleições se ela ainda por cima for uma indígena? "Jamais imaginei que chegaríamos a ver essa semente".

https://brasil.elpais.com/tag/ezln_ejercito_zapatista_liberacion_nacional.
A respeito do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), considera-se que o grupo:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: A
5: D