Questões de Concurso Público Prefeitura de Guaraciaba - SC 2021 para Médico de ESF - Edital nº 5
Foram encontradas 2 questões
(__)O período: "Todos sabemos que o ser humano se comunica" está construído com exemplo de concordância ideológica, exemplificada com uso de silepse.
(__)No período: "A comunicação clara, elegante e precisa é ouro para o crescimento profissional" - há um termo conotativo que identifica uma metáfora.
(__)A expressão: "Todos sabemos que" é formada, respectivamente, por: pronome indefinido variável paroxítono, verbo irregular de segunda conjugação, conjunção subordinativa.
(__)As palavras: "comunicação" e "propriedade" são formadas por derivação parassintética.
(__)O título do texto exemplifica uma oração absoluta, formada por: artigo, substantivos e combinação prepositiva.
E em seguida, marque a alternativa CORRETA.
I.A frase: "Encontrar-nos-emos na Biblioteca para estudar "coerência" e "coesão" na comunicação escrita". - está construída com mesóclise porque o verbo inicial está conjugado no futuro do modo indicativo, sem atrativo para a próclise.
II.O período: "Comunique-se com os cuidados devidos, busque seu crescimento pessoal e social". - é composto por coordenação assindética, e os dois verbos enunciam ações do modo imperativo.
III.Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão da língua, gerando problemas de entendimento do enunciado ou ruídos na comunicação, podendo-se exemplificar dentre eles, um erro de regência verbal comprovado na: "Chegamos na Faculdade adiantados em 40 minutos".
IV.Ao escrever um comunicado para os alunos de uma faculdade, comprovamos um pleonasmo vicioso na frase: "Todos os alunos devem entrar para dentro do auditório antes da chegada do palestrante".
V.A frase: "Eu peguei o livro da minha estante". - exemplifica uso de termo ambíguo.
VI.Na frase: "Pedro arriou as compras de mercado e arreou o cavalo de corrida". - temos exemplos de homônimos perfeitos.
Estão CORRETAS, somente: