Questões de Concurso Público Prefeitura de Xavantina - SC 2026 para Motorista
Foram encontradas 15 questões
I.Antes de iniciar o expediente, o motorista deve realizar a inspeção visual do veículo, observando pneus, faróis, freios, fluidos, espelhos, cinto de segurança e itens obrigatórios, como triângulo e extintor de incêndio.
II.Durante a condução, o motorista deve respeitar as normas de trânsito, conduzir o veículo com segurança e atenção, e não pode permitir o transporte de pessoas estranhas ao serviço sem autorização.
III.Caso identifique qualquer anormalidade no veículo durante o trajeto, o motorista deve continuar a viagem normalmente e informar a manutenção somente ao final do expediente.
IV.Ao final do expediente, o motorista deve recolher o veículo à garagem, comunicar eventuais ocorrências e preencher corretamente o controle de quilometragem e abastecimento.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre as infrações por excesso de velocidade previstas no art. 218 do CTB, assinale a alternativa correta:
I.A direção corretiva é a habilidade do motorista de reagir adequadamente diante de uma situação de emergência já instalada.
II. Em uma derrapagem, o procedimento correto é virar o volante no sentido contrário da derrapagem para corrigira trajetória.
III. Ao perceber a derrapagem, Carlos deve retirar o pé do acelerador e virar o volante levemente no mesmo sentido em que o veículo está derrapando.
IV.A direção corretiva exige reflexo, treinamento e conhecimento das reações do veículo em condições críticas.
Estão corretas:
(__)A inspeção visual diária do veículo (pneus, faróis, óleo, água) é uma prática essencial de prevenção de acidentes.
(__)O uso do cinto de segurança é obrigatório apenas em rodovias, não sendo necessário no perímetro urbano.
(__)Manter distância de seguimento adequada do veículo da frente reduz o risco de colisões traseiras.
(__)Conversar ao celular sem o uso de viva-voz, mesmo em baixa velocidade, é uma prática segura e permitida.
(__)Respeitar os limites de velocidade da via é fator essencial na prevenção de acidentes.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1.Colisão de frente
2.Abalroamento
3.Capotamento
4.Atropelamento
5.Engavetamento
Coluna 2 (__)Colisão sucessiva entre três ou mais veículos no mesmo sentido de tráfego.
(__)Acidente em que o veículo gira sobre seu próprio eixo, ficando com as rodas para cima ou de lado.
(__)Choque entre as partes frontais de dois veículos que trafegam em sentidos opostos.
(__)Acidente em que um veículo atinge um pedestre.
(__)Choque entre a lateral de um veículo e qualquer parte de outro veículo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
(__)Para obter a habilitação, o candidato deve ser penalmente imputável.
(__)A aprovação em exame de aptidão física e mental é dispensável quando o candidato apresentar atestado médico particular reconhecido em cartório.
(__)Saber ler e escrever é um dos requisitos para a obtenção da habilitação de qualquer categoria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Com as alterações promovidas pela Lei Seca, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou a tratar de forma específica a recusa do condutor à submissão ao teste de alcoolemia. Essa norma é particularmente relevante para motoristas profissionais, que podem ser abordados em blitz e e devem conhecer suas obrigações e direitos nessa situação. Julgue as afirmativas a seguir acerca da infração de recusa ao teste de alcoolemia, prevista no art. 165-A do CTB, classificando-as como verdadeiras(V) ou falsas (F):
(__)A recusa do condutor em se submeter ao teste de alcoolemia constitui infração de natureza gravíssima.
(__)A penalidade pela recusa ao teste inclui multa, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo.
(__)A recusa ao teste de alcoolemia gera, automaticamente, a presunção legal de que o condutor estava sob efeito de álcool.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I.O motorista de um veículo com câmbio manual deve evitar trafegar com o pé apoiado sobre o pedal da embreagem.
PORQUE
II.O apoio constante do pé sobre o pedal da embreagem mantém o platô parcialmente acionado, gerando desgaste prematuro do disco de embreagem e do conjunto.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I.Dirigir com a CNH vencida há mais de 30 dias, constitui infração gravíssima, com pontuação de sete pontos.
II.A medida administrativa para conduzir com CNH vencida inclui a retenção do veículo.
III.O veículo somente poderá ser liberado mediante apresentação de condutor habilitado.
IV.A CNH vencida há mais de 30 dias equipara-se a dirigir sem habilitação para fins de punição.
Assinale a alternativa que indica corretamente as afirmativas verdadeiras: