Questões de Concurso Público Prefeitura de Itá - SC 2026 para Operador

Foram encontradas 3 questões

Q3836213 História e Geografia de Estados e Municípios
O surgimento de Itá/SC está ligado ao avanço de grupos colonizadores pelo interior do Sul do Brasil, em um contexto marcado pela abertura de caminhos terrestres, pela atuação de empresas colonizadoras e pelo estabelecimento de famílias pioneiras. A ocupação inicial resultou na organização de um núcleo populacional que deu origem ao município, cuja identidade foi construída a partir de diferentes influências culturais e linguísticas. Considerando esse processo inicial, qual elemento esteve diretamente associado à origem do nome do município de Itá/SC?
Alternativas
Q3836214 História e Geografia de Estados e Municípios
A ocupação inicial do território que deu origem ao município de Itá/SC esteve relacionada ao deslocamento de grupos humanos por rotas terrestres abertas em meio à mata, conectando diferentes povoados do Sul do Brasil. Esses trajetos favoreceram a fixação de famílias e o surgimento de núcleos rurais que, gradualmente, estruturaram a base do povoamento local. Nesse contexto histórico, qual fator foi fundamental para viabilizar a chegada dos primeiros colonizadores à região?
Alternativas
Q3836216 História e Geografia de Estados e Municípios
O processo de ocupação do território catarinense envolveu a presença de diferentes grupos populacionais ao longo do tempo, que contribuíram para a formação cultural, social e econômica do estado. Povos indígenas, colonizadores europeus e migrantes internos participaram da construção das paisagens humanas e das formas de organização do espaço. Essa diversidade deixou marcas evidentes na cultura e nas tradições regionais. Considerando esse processo histórico, qual grupo teve papel fundamental na colonização de áreas do litoral e do vale do Itajaí em Santa Catarina?
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A