Questões de Concurso Público Prefeitura de Piratuba - SC 2025 para Professor Inglês
Foram encontradas 5 questões
Analise as afirmativas a seguir com base na fonética e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) O vocábulo 'questionado' apresenta o mesmo número de letras e de fonemas, enquanto 'inspirador' apresenta mais letras do que fonemas.
(__) Os vocábulos 'compartilha' e 'conselho' apresentam dígrafos consonantais inseparáveis e dígrafos nasais. Já o vocábulo 'servidor' apresenta encontro consonantal.
(__) O vocábulo 'que' apresenta dígrafo, assim como os vocábulos 'pente', 'ombro' e 'queda'.
(__) O vocábulo 'motivar' tem o mesmo número de sílabas dos vocábulos 'moeda' e 'apoio'. Já o vocábulo 'deve' possui o mesmo número de sílabas das palavras 'ritmos' e 'istmo'.
A sequência que preenche corretamente os itens acima, de cima para baixo, é:
Com base nas regras de acentuação dos vocábulos extraídos do trecho e do texto-base, marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F), as falsas:
(__) O vocábulo 'salários', por se tratar de uma proparoxítona, recebe acento gráfico conforme as regras da norma culta.
(__) Os vocábulos 'sinônimo' e 'público' são acentuados pela mesma regra de acentuação dos vocábulos 'louvaríamos' e 'límpido'.
(__) O vocábulo 'útil' recebe acento gráfico por ter o 'u' tônico, mesma regra que se aplica aos vocábulos 'saúde' e 'balaústre'.
(__) O vocábulo 'Amazônia' é acentuado por ser uma paroxítona terminada em ditongo nasal.
(__) O vocábulo 'é' corresponde à forma do verbo 'ser' no presente do indicativo e recebe acento por ser um monossílabo tônico terminado em 'e'.
A sequência que preenche os itens acima, de cima para baixo, é:
Observe a concordância do verbo 'trazer' no enunciado acima e analise a concordância estabelecida nas reescritas a seguir:
I. Um dos motivos que o trouxeram à SUDAM...
II. Um dos motivos que o trouxe à SUDAM..
III. Cada um dos motivos que o trouxeram à SUDAM...
IV. Cada um dos motivos que o trouxe à SUDAM...
A concordância está adequada em:
"É preciso sentir-se útil à sociedade e também emprestar seus conhecimentos em favor da sociedade."
Com base na regência das formas nominais e verbais utilizadas nos trechos, julgue as afirmativas a seguir:
I. O verbo 'destinar' é transitivo direto, não exigindo preposição, portanto a preposição 'a' em 'a ser' está incorreta.
II. A preposição 'para' em 'para servir' é exigida pelo adjetivo 'disponível' que rege preposição.
III. A crase empregada em 'à sociedade' ocorre devido ao adjetivo 'útil' que, nesse contexto, rege preposição 'a'
IV. O verbo 'emprestar' foi empregado como transitivo indireto, exigindo seu complemento preposicionado.
É correto o que se afirma em:
Com base na análise morfossintática dos termos presentes no período acima, identifique a alternativa INCORRETA.