Questões de Concurso Público Prefeitura de Alto Bela Vista - SC 2025 para Auxiliar de Contabilidade
Foram encontradas 13 questões
(__)Os depósitos em caução recebidos de licitantes como garantia de contrato são considerados ingressos extraorçamentários, pois o valor pertence a terceiros e será devolvido.
(__)A arrecadação de impostos, como o IPTU e o ISS, é classificada como ingresso extraorçamentário, pois entra no caixa da prefeitura temporariamente.
(__)As consignações em folha de pagamento (ex: retenção de INSS dos servidores) são ingressos extraorçamentários, pois a entidade retém o valor para repassar ao destinatário (Previdência).
(__)As operações de crédito por antecipação de receita orçamentária (ARO) são classificadas como receitas orçamentárias de capital, pois aumentam o endividamento.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.O Balanço Patrimonial evidencia a situação patrimonial da entidade, demonstrando os Ativos (bens e direitos), os Passivos (obrigações) e o Patrimônio Líquido em determinada data.
II.O Balanço Financeiro demonstra a movimentação de caixa (ingressos e dispêndios) orçamentários e extraorçamentários, evidenciando o resultado financeiro do exercício.
III.O Balanço Patrimonial deve apresentar o Ativo e o Passivo classificados em Circulante e Não Circulante, conforme o grau de liquidez e exigibilidade.
Está correto o que se afirma em:
I.Ativo é um recurso controlado pela entidade no presente como resultado de evento passado, do qual se espera que fluam benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços.
II.Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja extinção deva resultar na saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos ou potencial de serviços.
III.Patrimônio Líquido é a diferença entre os Ativos e os Passivos, representando a situação líquida da entidade (saldo patrimonial).
Está correto o que se afirma em:
(__)Consideram-se Restos a Pagar Processados as despesas que foram empenhadas e liquidadas (o serviço foi feito ou o bem entregue), faltando apenas o pagamento.
(__)Consideram-se Restos a Pagar Processados as despesas que foram apenas empenhadas, sem que tenha ocorrido a liquidação ou a entrega do bem.
(__)Consideram-se Restos a Pagar Não Processados as despesas empenhadas e não liquidadas até 31 de dezembro do exercício financeiro.
(__)A inscrição em Restos a Pagar é proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, devendo todas as despesas ser pagas dentro do ano.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)A Relevância é uma característica qualitativa fundamental, significando que a informação é capaz de fazer diferença nas decisões dos usuários ou na prestação de contas.
(__)A Representação Fidedigna exige que a informação seja precisa em todos os detalhes, não admitindo nenhuma estimativa ou arredondamento, mesmo que imaterial.
(__)A Compreensibilidade é uma característica de melhoria, indicando que a informação deve ser apresentada de modo que os usuários possam entender seu significado.
(__)A Comparabilidade é desnecessária no setor público, pois cada entidade governamental é única e não deve ser comparada com outras.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
(__)O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
(__)O Princípio da Competência aplica-se apenas às despesas, devendo as receitas ser registradas exclusivamente pelo regime de caixa para fins patrimoniais.
(__)Na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o reconhecimento das variações patrimoniais aumentativas e diminutivas deve seguir o regime de competência integral.
(__)O Princípio da Competência exige que o registro contábil seja feito apenas quando houver a entrada ou saída de dinheiro no caixa da entidade.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
I.A Variação Patrimonial Aumentativa (VPA) ocorre quando há um aumento no patrimônio líquido, como no reconhecimento de um imposto a receber (fato gerador)
. II.A Variação Patrimonial Diminutiva (VPD) ocorre quando há uma redução no patrimônio líquido, como no consumo de material de almoxarifado ou na depreciação de bens.
III.As variações qualitativas (permutativas) alteram a composição do patrimônio sem modificar o valor do patrimônio líquido, como na compra de um veículo à vista.
Está correto o que se afirma em: