Questões de Concurso Público Prefeitura de Seara - SC 2018 para Médico

Foram encontradas 19 questões

Q1758698 Medicina
Segundo dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), em 2016, 2.990 catarinenses tentaram o suicídio e 603 foram a óbito. Os estados da região Sul registram 23% do total de casos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os fatores de risco para o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia. O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é a quarta maior causa de prejuízo funcional entre os transtornos neuropsiquiátricos, sendo superado apenas por depressões unipolares, transtornos associados ao uso de álcool e a esquizofrenia. A respeito do tratamento do TAB, é INCORRETO afirmar-se:
Alternativas
Q1758699 Medicina
Com a chegada do verão, a preocupação em saúde pública com as arboviroses aumenta. Devem ser disseminadas, na população, as medidas de controle de focos de mosquito no meio ambiente. A respeito do diagnóstico e tratamento da dengue, é FALSA a afirmação:
Alternativas
Q1758700 Medicina
Em 2017, foram registrados no SINAM 15.235 casos de sífilis em gestantes e 8.909 casos de sífilis congênita, demonstrando a melhora de índices de detecção e tratamento com relação ao ano anterior, relacionados, inclusive, ao direcionamento dos estoques de penicilina benzatina e cristalina para estes dois grupos em especial. Em caso de gestante, devido ao risco de transmissão ao feto, o tratamento deve ser iniciado com apenas um teste positivo (reagente), sem precisar aguardar o resultado do segundo teste. Considera-se tratamento inadequado da gestante com sífilis, com a necessidade de tratamento do recém nascido, as seguintes situações, EXCETO:
Alternativas
Q1758701 Medicina
Em 2010 o diabetes mellitus (DM) atingia 6,4% da população adulta mundial (20 a 79 anos); para 2030 a estimativa é de que a cifra atingirá 7,7%. A maior parte deste aumento se dará em países em desenvolvimento. O tratamento da pessoa com DM possui cinco componentes principais: educação em diabetes, medicação adequada, automonitorização glicêmica conforme indicado, orientação nutricional e prática de exercício físico. A respeito desta doença é CORRETO afirmar-se:
Alternativas
Q1758702 Medicina
No atendimento de mulher de 50 anos, com queixas de disúria/estrangúria recentes e queixa crônica de perda urinária de esforço, é INCORRETO afirmar-se:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: B
5: E