Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2024 para Professor Substiuto do Ensino Fundamental - Anos Finais de Ciências
Foram encontradas 6 questões
Os protozoários de uma forma geral, são caracterizados como: seres microscópios, eucariontes, unicelulares, heterotróficos e que realizam reprodução assexuada e sexuada. Estes são classificados de acordo com o seu modo de locomoção, assim podem ser: sarcodíneos, flagelados, ciliados e esporozoários.
Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA, apresentada abaixo, com exemplos de protozoários classificados acima e citados respectivamente.
1ª COLUNA
(1) Genótipo (2) Fenótipo (3) Alelos (4) Cromossomos Homólogos (5) Cariótipo (6) Cromossomos
2ª COLUNA
() Interação do genótipo mais o ambiente () Genes que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos () Conjunto de cromossomos de um individuo () Cromossomos que apresentam genes com as mesmas características. () conjunto de genes de um indivíduo. () Estruturas que alojam os genes.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a 2ª Coluna.
Sobre o aquecimento global, são realizadas as seguintes afirmativas:
I. O aquecimento da atmosfera pode estar relacionado ao aumento do CO2 advindo da queima de combustíveis fósseis.
II. 1988 foi criado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o IPCC que é o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
III. Emissões dos principais Gases do efeito estufa (GEE) são atribuídos como causadores do aquecimento global.
IV.O Efeito Estufa, naturalmente, impede a perda de calor desequilibrando assim o aquecimento do planeta, impedindo a formação de vidas. Contudo, devido às ações humanas, está ocorrendo o aumento também da concentração desses gases (GEE), na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média global.
V. Quando falamos de combater às mudanças climáticas, não podemos alcançar ações efetivas sem a liderança de Povos Indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
Estão CORRETAS as afirmativas:
Dessa forma, observe as glândulas citadas na 1ª COLUNA e relacione-as com 2ª COLUNA.
1ª COLUNA
(1) Adenoipófise (2) Adrenal (3) Tireoide (4) Neuro-hipófise (5) Pâncreas
2ª COLUNA
( ) Secreta, armazena e segrega hormônios gonadotróficos. ( ) Secreta hormônios que controlam a pressão arterial; ( ) Libera os seus hormônios na dependência do TSH; ( ) Secreta sinalizadores que controlam a taxa de glicose sanguínea. ( ) Apenas armazena hormônios produzidos no hipotálamo.
Está preenchida CORRETAMENTE a alternativa: