Questões de Concurso Público Prefeitura de Petrolina - PE 2021 para Professor Substituto Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Foram encontradas 4 questões

Q1819427 Pedagogia
A educação é um fenômeno social, portanto impossível de ser pensada de forma isolada, distante de sua ação e influência social. Com efeito, retomar a função social da escola no cenário contemporâneo é condição imprescindível na ressignificação de sua constituição como espaço formativo de empoderamento de crianças e adolescentes e propiciador de sua elevação a sujeitos de direitos e protagonistas de sua própria história.
SANTOS, Emina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 54, p. 1-18, e8338, jul./set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338
O trecho acima é parte do artigo que, ao referenciar sobre o tema, classifica algumas condições estruturantes que podem potencializar a escola como espaço de proteção social. Pelo exposto, a função social da escola está pautada na:
I. Universalidade e obrigatoriedade. II. Inclusão. III. Linearidade e hierarquização curricular. IV. Meritocracia. V. Democratização.
Está correto apenas o que é afirmado em:
Alternativas
Q1819428 Pedagogia
Diante da complexidade da sociedade contemporânea e, consequentemente, das dificuldades e incertezas enfrentadas pela educação, a dimensão ética do trabalho docente tem sido uma das pautas chamadas ao debate sob os mais diversos enfoques e matizes. Nas reflexões de Tardif (2001), a ética, enquanto manifestação cultural, é um estruturante central inerente ao processo de trabalho, ou seja, está implicada nas relações sociais expressadas no processo de trabalho, particularmente na tarefa docente. Nesse sentido, a ética está no cerne do trabalho docente, manifestada concretamente no processo de ensino, uma vez que é constituído de interações humanas.
I.P.A.VEIGA & J. C. S. ARAÚJO Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 22, p. 41- 55, junho 2007
Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, Tardif coloca em evidência algumas condições, tensões e dilemas que fazem parte do trabalho docente entre eles:
I. O trabalho com grupos de alunos, uma vez que levanta um problema ético particular, o da equidade do tratamento. II. O comportamento simbólico do ensino, já que, quando se ensina, ensina-se sempre numa língua, em função de discursos, de conhecimentos, de habilidades que os alunos devem dominar. III. As abordagens pedagógicas e as pseudoconcepções sobre o ensino. IV. A escolha dos meios utilizados pelo professor para controlar o ensino. V. A luta pela primazia da dimensão ética como construção neutra na profissionalização docente.
Está correto o que é afirmado em:
Alternativas
Q1819432 Pedagogia
O Projeto Político Pedagógico, ou simplesmente PPP, é como um dos principais documentos norteadores do trabalho pedagógico escolar. Nessa perspectiva, ao promover a (re) elaboração do PPP da escola, implica compreendê-lo como compromisso coletivo e dialógico fundamentado no exercício e na definição da identidade institucional sob o princípio democrático. Veiga (2005), ao abordar as perspectivas para reflexão em torno do PPC e seus conceitos fundamentais, reforça a importância quanto aos pressupostos legais, princípios, aspectos teórico-metodológicos e elementos constituintes para que o projeto traga mudanças significativas para o desenvolvimento educacional e, consequentemente, a construção do indivíduo cidadão.
REZENDE, Lúcia Maria Gonçalves de; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Orgs.). Escola: espaço o projeto político-pedagógico. 8.ed. Campinas: Papirus, 2005. 200 p.
Nessa perspectiva, acerca dos enfoques apresentados acima sobre Projeto Político Pedagógico, avalie as afirmações a seguir.
I. O projeto político pedagógico, ao dar uma nova identidade à escola, deve contemplar a qualidade do ensino que se busca e implica em duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. II. Um projeto pedagógico de qualidade deve ser um processo participativo de decisões. III. A (re) elaboração do PPP da escola é atribuição exclusiva do gestor escolar, de forma a assegurar a dimensão administrativa. IV. Os movimentos do processo de construção do projeto pedagógico estão marcados por três movimentos distintos, porém interdependentes: ato situacional, ato conceitual e ato operativo. V. O projeto pedagógico é um exercício de autonomia da escola na busca pela qualidade com equidade e fortalecimento da escola através de práticas antiautoritárias baseada em quatro dimensões: administrativa, jurídica, financeira e pedagógica.
É correto apenas o afirmado em:
Alternativas
Q1819433 Pedagogia
Educação inclusiva, como concepção de ensino contemporâneo, contribui significativamente na evolução das políticas, nas práticas pedagógicas e no sistema de ensino ao instituir como princípio a "igualdade nas possibilidades de escolarização". O que implica, acesso igualitário a oportunidades, valorização das diferenças e as diversidades sociais, étnicas, intelectuais, culturais, físicas, sensoriais e de gênero. O ponto de inclusão nessas possibilidades, são pertinentes as afirmações de Mantoan (2003) ao inferir que é " preciso mudar a escola e, mais precisamente o ensino nela ministrado".
Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan. — São Paulo: Moderna, 2003. — (Coleção cotidiano escolar)
Considerando o texto e os pressupostos de Mantoan quanto às tarefas fundamentais que a escola deve assumir na perspectiva da educação inclusiva, avalie as afirmações a seguir.
I. Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos. II. Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para que a cooperação, o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico sejam exercitados nas escolas, por professores, administradores, funcionários e alunos, porque são habilidades mínimas para o exercício da verdadeira cidadania. III. A inclusão é uma provocação, cuja intenção é melhorar a qualidade do ensino das escolas, atingindo todos os alunos a partir do processo da individualização de habilidades. IV. Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segrega e que reprova a repetência. V. Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor, para que tenha condições e estímulo para ensinar a todos, sem exclusões e exceções.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: D