Questões de Concurso Público Prefeitura de Timbaúba - PE 2024 para Professor II (150H) - Geografia

Foram encontradas 8 questões

Q3413783 Geografia
Segundo dados do IBGE (2022), os estados mais populosos do Brasil são:
Alternativas
Q3413784 Geografia
De acordo com dados do Censo Demográfico 2022: identificação étnico-racial da população, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3413785 Geografia
Sobre os biomas terrestres e as formações vegetais, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3413786 Geografia
Henri Lefebvre entende o espaço geográfico como produção da sociedade, fruto da reprodução das relações sociais de produção em sua totalidade.

Neste contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3413787 Geografia
O fenômeno climático El Niño deve durar pelo menos até abril de 2024, disse a Organização Meteorológica Mundial (OMM), da ONU, nesta quarta-feira (8), elevando as temperaturas do ano que já está a caminho de ser o mais quente já registrado. O fenômeno já provoca calamidades em todo o mundo. Acredita-se que os riscos sejam maiores para os mercados emergentes mais expostos às oscilações dos preços dos alimentos e da energia. (Fonte: CNN Brasil, 08 de novembro de 2023).

O El Niño:
Alternativas
Q3413788 Geografia
A cúpula climática da ONU (COP28), realizada em Dubai, teve como uma de suas principais resoluções:
Alternativas
Q3413789 Geografia
Uma mesma rocha poderá originar solos muito diferentes, dependendo da variação dos demais fatores de formação. Por exemplo, um granito, em região de clima seco e quente, origina solos rasos e pedregosos em virtude da reduzida quantidade de chuvas. Já, em clima úmido e quente, essa mesma rocha dará origem a solos mais profundos, não-pedregosos e mais pobres. Neste sentido, o arenito é um tipo de solo formado a partir de rocha:
Alternativas
Q3413790 Geografia
Marcada por uma grande disparidade quanto à concentração populacional, essa região apresenta uma das menores taxas de densidade demográfica do país. Segundo dados do IBGE, a região possui o segundo menor grau de urbanização do país, embora tenha sido uma das áreas que mais se urbanizou nos últimos anos. Atualmente, sua população tem crescido mais que a média nacional e, na economia, também tem apresentado alguns avanços. Grande parte dos estados constituintes da região enfrenta problemas relativos à falta ou a ineficiência das redes de esgoto e de água tratada, o que acaba resultando em uma situação de risco à saúde da população.

O texto acima refere-se à região:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: A
6: B
7: A
8: A