Questões de Concurso Público Prefeitura de Glória do Goitá - PE 2023 para Agente de Combate às Endemias
Foram encontradas 13 questões
Analise as afirmativas a seguir:
I. Esquistossomose Mansônica é uma doença parasitária, relacionada aos problemas de saneamento básico, causada pelo Schistosoma mansoni a partir do contato com caramujos infectados.
II. A transmissão da esquistossomose ocorre quando a pessoa infectada elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos.
III. A transmissão da esquistossomose também pode ocorrer por meio do contato direto com o doente, por meio de ovos do verme presentes na saliva da pessoa infectada.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C costumam se tornar crônicas no Brasil. Por nem sempre apresentarem sintomas, grande parte dos doentes desconhecem ter a infecção, assim a doença pode evoluir por décadas sem diagnóstico.
II. Hepatite A é uma infecção causada pelo vírus HAV da hepatite, também conhecida como hepatite infecciosa. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno, embora a letalidade aumente com a idade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Crianças com sarampo podem desenvolver pneumonia, sendo essa a causa mais comum de morte por sarampo em crianças pequenas. O Sarampo causa também otite e encefalite.
II. Não existe tratamento específico para o sarampo, mas medicamentos diversos podem ser utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. A prevenção pode ser realizada com uso da vacina Tetra Viral para Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A raiva é uma doença infecciosa viral e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade em humanos de aproximadamente 25%, sendo causada por um vírus da família Rabhdoviridae.
I. Espasmos dos músculos da laringe, faringe e língua ocorrem quando o paciente com Raiva vê ou tenta ingerir líquido, apresentando sialorreia intensa (“hidrofobia”), evoluindo para um quadro de paralisia, levando a alterações cardiorrespiratórias.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, apresentando duas fases, a aguda que pode ser sintomática ou não, e, uma fase crônica que pode se manifestar na forma assintomática, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
II. A transmissão da Doença de Chagas em sua forma vetorial pode ocorrer em contato com fezes dos triatomíneos infectados após o repasto/alimentação sanguínea. A ingestão de sangue durante o repasto sanguíneo incita a defecação do inseto, aumentando as chances do contato com os dejetos dele.
III. Triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo. Tanto as ninfas como os adultos, de ambos os sexos do inseto, alimentamse de sangue e, se infectados, transmitem o T. cruzi.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica e é transmitida ao homem pela picada de qualquer inseto infectado do mosquito palha, uma espécie de flebotomíneo.
II. Nos cães, o tratamento da Leishmaniose Visceral pode resultar em desaparecimento dos sinais clínicos, porém eles continuam como fontes de infecção para o vetor, portanto, a eutanásia deve ser recomendada.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, podendo ser transmitida pela urina de ratos infectados pelo vírus da doença, o Leptospira, em contato com lesões na pele, mucosas ou em pele íntegra imersa em água contaminada por longos períodos.
II. No Brasil, a leptospirose é uma doença endêmica, tornando-se epidêmica em períodos de chuva, principalmente em capitais e regiões metropolitanas, devido às enchentes associadas ao mau planejamento urbano, às boas condições de saneamento e à infestação de roedores infectados.
Marque a alternativa CORRETA:
I. HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. Pacientes com Aids que não estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas ou amamentação.
II. Entre as células de defesa do organismo contra doenças, estão os linfócitos T-CD4+, principais alvos do HIV, vírus causador da Aids, e do HTLV, vírus causador de outro tipo de doença sexualmente transmissível.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O período do ano com maior transmissão da Dengue ocorre nos meses menos chuvosos e quentes de cada região. Por sua vez, o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, por conseguinte, para maior dispersão da doença.
II. A forma grave da Dengue inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma ou hemorragias que podem causar o óbito.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Desde 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente.
II. Todo caso de Paralisias Flácidas Agudas em menores de quinze anos, independente da hipótese diagnóstica, deve ser notificado e investigado imediatamente, sendo necessária coleta de uma amostra de fezes até o 10º dia da paralisia motora para esclarecimento diagnóstico.
III. A notificação de Paralisias Flácidas Agudas é feita pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). É preciso, ainda, realizar reavaliação neuromuscular para avaliação de sequela neurológica.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A transmissão da varíola dos macacos entre humanos pode ocorrer por meio de contato pessoal com secreções respiratórias ou lesões de pele de pessoas infectadas. A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo.
II. A varíola dos macacos é uma doença causada pela bactéria Monkeypox, sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo a bactéria.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Achatina fulica, ou Caramujo Africano Gigante, tem importância para vigilância e controle de vetores, pois é transmissor do nematódeo Angiostrongylus cantonensis, que causa meningite nos seres humanos.
II. O Caramujo Africano Gigante age no ambiente como uma espécie invasora, competindo com espécies nativas por espaço e alimento, superando-as por seu tamanho maior, pela alta taxa de reprodução, por se alimentar de qualquer coisa e por não possuir predador natural.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. É facultativa a presença de Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia Saúde da Família e de Agentes de Combate às Endemias na estrutura de vigilância epidemiológica e ambiental.
II. No mínimo a cada cinco anos, os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias devem frequentar cursos de aperfeiçoamento.
Marque a alternativa CORRETA: