Questões de Concurso Público Prefeitura de Gravatá - PE 2020 para Professor de Educação Física

Foram encontradas 7 questões

Q1676428 Educação Física

Analise as afirmativas a seguir:


I. A mandíbula é o único osso móvel da face e encontra-se articulado com os ossos temporais através de seus côndilos formando a articulação têmporo-mandibular, conhecida como ATM. A mandíbula apresenta-se em “forma de ferradura” onde estão formadas as falanges ligamentares inferiores, e possui dois ramos, que representam uma continuação do corpo em uma angulação denominada ângulo da mandíbula.

II. Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis, formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões. Eles são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento, ações que movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam uma grande parte do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

III. Os músculos estriados esqueléticos têm a fáscia muscular, que é uma lâmina de tecido epitelial que reveste externamente cada músculo. Sua espessura varia de músculo para músculo, dependendo da sua função. A fáscia muscular envolve as fibras musculares mantendo-as juntas, permitindo o fácil deslizamento dos músculos entre si durante a contração muscular.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676429 Educação Física

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ser humano, as falanges são classificadas como ossos longos e cada dedo é composto por três falanges. Elas estão divididas em falanges proximais, falanges médias e falanges distais. Existe uma particularidade entre as falanges: o primeiro dedo (polegar) da mão não possui falange média, possui somente a proximal e a distal; e o quinto dedo é denominado dedo mínimo.

II. O esterno é um osso chato, laminar e que está localizado na parte mediana anterior da caixa torácica. É formado por três porções: manúbrio, que corresponde à parte superior e dilatada; o corpo, parte média; e o processo xifoide, parte inferior. Encontra-se articulado com as clavículas e com as cartilagens costais dos sete primeiros pares de costelas.

III. No músculo não estriado (ou músculo liso), as células não apresentam as estriações que são microscopicamente visíveis nas células musculares esqueléticas. Como este músculo é encontrado nas paredes das vísceras ocas e tubulares, como nos vasos sanguíneos, estômago e intestinos, é também chamado de músculo visceral. O músculo não estriado (músculo liso) é um músculo involuntário, pois suas contrações comandam o movimento de materiais através dos sistemas de órgãos do corpo humano.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676430 Educação Física

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os músculos são estruturas que contêm uma grande rede vascular que os nutre de sangue venoso, abastecendo-os de oxigênio e nutrientes, necessários ao seu dispêndio de energia com o trabalho muscular. O músculo funciona como um depósito das substâncias nele injetadas e que aos poucos vai sendo absorvida pela presença da grande rede vascular nele contido.

II. Nos músculos voluntários, as contrações estão normalmente sob controle consciente do indivíduo que as executa. As contrações desses músculos não requerem um propósito consciente, como, por exemplo, usualmente um indivíduo não tem que pensar na contração dos músculos envolvidos na manutenção da postura. Os músculos voluntários são controlados pela porção do sistema nervoso somático.

III. Os músculos superficiais ou cutâneos são os músculos que se encontram logo abaixo da pele e não apresentam inserções na camada profunda da pele. Podemos encontrálos no crânio e na face, no pescoço e na região hipotênar da mão.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676441 Educação Física

Analise as afirmativas a seguir:


I. A caixa torácica desempenha um papel importante na mecânica respiratória e na proteção dos órgãos internos torácicos. A parte superior da caixa torácica apresenta uma abertura, delimitada lateralmente pelo primeiro par de costelas, posteriormente pelo osso esterno e anteriormente pelas margens superiores da primeira vértebra torácica. A parte inferior da caixa torácica é delimitada lateralmente pelos 11º e 12º pares de costelas, pelas cartilagens costais unidas dos pares da sétima até a décima costela, anteriormente pelo processo xifoide e posteriormente pela décima segunda vértebra torácica.

II. As costelas são ossos alongados e arqueados, em doze pares. Posteriormente, elas se articulam com as vértebras torácicas e, anteriormente, com o osso esterno (apenas as costelas verdadeiras se articulam com este osso) ou com as cartilagens das costelas suprajacentes (os três pares de costelas falsas). Existem dois pares livres que apenas se articulam posteriormente com as vértebras.

III. As vértebras são peças ósseas irregulares que unidas formam a coluna vertebral. Em anatomia convencionou-se que a referência das vértebras é feita por abreviação, por exemplo, colocando-se uma abreviação para designar a região da coluna (C para cervical, T para tegumentar, L para lombar, S para sacral e Co para coccígea) e o número da vértebra em algarismos romanos. As vértebras são em número de 23 e estão distribuídas nas regiões da coluna.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1676454 Educação Física

Habilidade motora


Disponível em: https://bit.ly/33825Bf (adaptado).


A aquisição de uma determinada habilidade motora e o seu refinamento são ações específicas e relacionadas ao contexto no qual esses processos ocorrem. Esse contexto, por sua vez, é composto por fatores que influenciam no comportamento motor do aprendiz, de modo a definir uma resposta de acordo com as informações detectadas no meio e utilizadas na execução da ação. Assim, é correto afirmar que os estágios do processo de aprendizagem motora dizem respeito à aquisição e ao controle da coordenação motora. 


No primeiro estágio do processo de aprendizagem motora, o aprendiz adquire o padrão de coordenação. Assim, a aprendizagem motora primeiramente consiste na aquisição de características topológicas apropriadas do corpo e dos membros. A prática leva a uma escala refinada de movimentos relativos, com escala ótima, refletindo em uma performance habilidosa do indivíduo. Para isso, inicialmente, o congelamento de parte dos graus de liberdade restringe as possibilidades de movimentação. 


À medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade, de acordo com as demandas ambientais. Somente quando adquire autonomia na realização da ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado. O padrão de eventos neuromusculares e mecânicos, que caracterizam uma tarefa desempenhada habilidosamente por um sistema com muitos graus de liberdade, é o que define a coordenação motora. 


Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis. Assim, quanto maior o número de graus de liberdade disponíveis, maior a necessidade de coordenação para o controle da ação. Entretanto, a preocupação central no início da aprendizagem motora de qualquer habilidade é o domínio da estrutura global da ação.


A estrutura global da ação refere-se ao padrão geral de coordenação motora, com uma correta organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos. Sendo assim, à medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo. 


A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade. Esse progresso, em nível de proficiência da tarefa, implica um avanço nos estágios de desenvolvimento e aprendizagem motora. 

Leia o texto 'Habilidade motora' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que, à medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade de acordo com as demandas ambientais.

III. À medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: D