Questões de Concurso Público Prefeitura de Araçoiaba - PE 2020 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 18 questões

Q1683572 Engenharia Civil
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na fundação superficial (também conhecida como rasa ou direta), a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.

II. A estaca tipo Franki é um tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.

III. Independentemente da extensão dos ensaios preliminares que tenham sido realizados em uma fundação, devem ser feitas investigações adicionais sempre que, em qualquer etapa da execução da obra, for constatada uma diferença entre as condições locais e as indicações fornecidas por aqueles ensaios preliminares, de tal sorte que as divergências sejam completamente omitidas. Em decorrência da interdependência que há entre as características do maciço investigado e o projeto estrutural, é recomendável que as investigações não sejam acompanhadas pelos responsáveis que executarão o projeto estrutural e o de fundação, evitando, assim, qualquer interferência indevida nos resultados.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1683582 Engenharia Civil
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de sacos de solo-cimento são constituídos por camadas formadas por sacos de poliéster ou similares, preenchidos por uma mistura cimento-solo da ordem de 1:10 a 1:15 (em volume).

II. Sendo um muro de peso, os muros de solo-pneus estão limitados a alturas inferiores a 5 metros e à disponibilidade de espaço para a construção de uma base com largura superior a 90% da altura do muro. No entanto, deve-se ressaltar que o muro de solo-pneus é uma estrutura rígida e, portanto, as deformações horizontais e verticais são desprezíveis. Assim sendo, não se recomenda a construção de muros de solopneus para contenção de terrenos que sirvam de suporte a obras civis pouco deformáveis, tais como estruturas de fundações ou ferrovias.

III. Os muros em fogueira (também conhecidos como “crib walls”) são estruturas formadas por elementos pré-moldados de concreto armado, madeira ou aço, que são montados no local da obra, em forma de “fogueiras” justapostas e interligadas longitudinalmente, cujo espaço interno é preenchido com material granular graúdo. São estruturas capazes de se acomodarem a recalques das fundações e funcionam como muros de gravidade.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1683583 Engenharia Civil
Analise as afirmativas a seguir:

I. Os muros de flexão são estruturas mais esbeltas com seção transversal em forma de “L” que resistem aos empuxos por flexão, utilizando parte do peso próprio do maciço, que se apoia sobre a base do “L”, para manter-se em equilíbrio. Em geral, esses muros de arrimo são construídos em concreto armado, tornando-se antieconômicos para alturas abaixo de 5 a 7 metros. A laje de base em geral apresenta largura de até 15% da altura do muro. A face trabalha à flexão e se necessário pode empregar vigas de enrijecimento, no caso de alturas maiores que 30 metros.

II. Nos muros de sacos de solo-cimento, o solo utilizado é inicialmente submetido a um peneiramento em uma malha de 9 milímetros, para a retirada dos pedregulhos. Em seguida, o cimento é espalhado e misturado, adicionando-se água em quantidade 1% acima da correspondente à umidade ótima de compactação proctor normal. Após a homogeneização, a mistura é colocada em sacos, com preenchimento até cerca de dois terços do volume útil do saco. Procede-se então o fechamento mediante costura manual. O ensacamento do material facilita o transporte para o local da obra e torna dispensável a utilização de fôrmas para a execução do muro.

III. Os muros de gravidade são estruturas corridas que se apoiam nos empuxos horizontais pelo próprio peso. Geralmente, são utilizados para conter desníveis médios ou grandes, superiores a 12 metros. Os muros de gravidade devem ser construídos de pedra, gabiões ou pneus usados.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1683584 Engenharia Civil
Analise as afirmativas a seguir:

I. Uma fundação profunda transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas. Ela está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 metros, salvo justificativa.

II. Um bloco é um elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto apenas com o uso de armadura. Um bloco deve ter suas faces verticais e apresentar em planta seção triangular ou perpendicular à base do eixo da mediatriz.

III. A sapata é um elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego da armadura. A sapata pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1683585 Engenharia Civil
Analise as afirmativas a seguir:

I. Para se obterem os esforços nas fundações, deve ser considerado, além das cargas especificadas no projeto, o peso próprio dos elementos estruturais de fundação. Devemse levar em conta, igualmente, as variações de tensão decorrentes da execução eventual de aterros e escavações, bem como os diferentes carregamentos que atuam durante as fases de execução da obra. Excluem-se sempre desses carregamentos o “atrito negativo” e os esforços horizontais sobre fundações profundas decorrentes de sobrecargas assimétricas.

II. Para a fixação da pressão admissível de qualquer fundação sobre rocha, deve-se levar em conta a sua continuidade, inclinação e a influência da atitude da rocha sobre a estabilidade. Pode-se assentar a fundação sobre rocha de superfície inclinada desde que se prepare, se necessário, essa superfície (por exemplo, utilizando-se chumbamentos ou escalonamento em superfícies horizontais), de modo a evitar deslizamento da fundação.

III. Nas fundações superficiais, devem ser considerados os seguintes fatores na determinação da pressão admissível: a profundidade da fundação; as dimensões e a forma dos elementos de fundação; as características das camadas de terreno abaixo do nível da fundação; o lençol d’água; a modificação das características do terreno por efeito de alívio de pressões, alteração do teor de umidade ou ambos; as características da obra, em especial a rigidez da estrutura; e os recalques admissíveis, definidos pelo projetista da estrutura.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: B
5: C