Questões de Concurso Público Prefeitura de Promissão - SP 2026 para Odontopediatria
Foram encontradas 6 questões
I.A pulpotomia em molares decíduos é indicada nos casos com exposição pulpar mecânica em polpa vital sem sinais clínicos ou radiográficos de pulpite irreversível ou necrose, com remoção do tecido pulpar coronário e preservação da polpa radicular vital, conforme as diretrizes consagradas da odontopediatria.
II.A pulpectomia em molares decíduos é indicada nos casos com pulpite irreversível ou necrose pulpar, com remoção integral do tecido pulpar (coronário e radicular) e obturação do sistema de canais radiculares com pasta reabsorvível compatível com a fisiologia do decíduo, mantendo o dente em função.
III.A escolha da terapia pulpar depende da avaliação clínica e radiográfica criteriosa, do estado do dente sucessor, da viabilidade da reabilitação restauradora subsequente e do prognóstico de manutenção do decíduo até a esfoliação fisiológica, conforme as diretrizes consagradas da odontopediatria contemporânea.
Está correto o que se afirma em:
(__)As técnicas de dizer-mostrar-fazer (tell-show-do), reforço positivo, distração, controle de voz, dessensibilização gradual e modelagem configuram técnicas básicas consagradas pela literatura odontopediátrica para o manejo comportamental de crianças cooperativas e parcialmente cooperativas.
(__)A contenção física rotineira de crianças saudáveis, cooperativas e parcialmente cooperativas configura técnica de eleição inicial em odontopediatria contemporânea, com indicação ampla independentemente das tentativas prévias de manejo comportamental, configurando padrão consagrado pela literatura odontopediátrica vigente.
(__)A persistência da sucção digital ou de chupeta após os 3 anos de idade pode estar associada ao desenvolvimento de mordida aberta anterior e mordida cruzada posterior, com indicação de orientação aos responsáveis quanto à prevenção e à abordagem do hábito conforme a literatura odontopediátrica.
(__)A respiração bucal habitual pode estar associada a alterações craniofaciais e dentárias (palato profundo, face alongada, mordida aberta), com indicação de avaliação multiprofissional articulada (otorrinolaringologia, fonoaudiologia, odontopediatria) para esclarecimento da etiologia e do manejo do paciente avaliado.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo: