Questões de Terapia Ocupacional - Cuidados Paliativos e da Vida Diária na Terapia Ocupacional e na Interdisciplinaridade para Concurso

Foram encontradas 189 questões

Q2386085 Terapia Ocupacional
Em relação à avaliação para o desempenho das Atividades da Vida Diária (AVD) e atividades Instrumentais para pacientes adultos e Idosos que apresentam dificuldades funcionais e consequentemente no desempenho ocupacional para melhor autonomia no seu dia dia, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Para uma avaliação, faz-se necessário analisar o perfil do paciente, ou seja, aspectos socioeconômicos, culturais e da sua saúde clínica, assim como faixa etária.

( ) É importante acolher as informações já disponíveis do paciente como exames, testes e entrevistas realizadas por outros profissionais, possibilitando já um melhor conhecimento das condições clínicas e-ou sintomas apresentados.

( ) A Medida de Independência Funcional (MIF) é um bom instrumento com um número de dados que permite aos profissionais de saúde determinar a severidade da incapacidade de uma forma mais uniforme, obtendo escores MIF motora e a MIF cognitiva /social.
Alternativas
Q2386082 Terapia Ocupacional
A visibilidade e percepção sobre a importância da Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos vêm se ampliando cada vez mais.

Sobre esse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2370247 Terapia Ocupacional
7. A Tecnologia Assistiva é uma aliada do terapeuta ocupacional quando se necessita de adaptações para a realização das atividades da vida diária, instrumentais da vida diária e até mesmo as laborais. Na reabilitação de indivíduos com sequelas de lesões neurológicas centrais, como o acidente vascular cerebral, traumatismo crânio encefálico, lesões medulares, utiliza-se diversos instrumentos. Assinale a alternativa que não representa um instrumento de tecnologia assistiva utilizado nas atividades de vida diária:
Alternativas
Q2370239 Terapia Ocupacional
O indivíduo que trabalha com pintura em tela, que sofre um trauma em sua mão dominante, tendo como tratamento médico cirúrgico e como sequela rigidez articular da interfalangeana distal do segundo dedo, o mesmo foi avaliado pelo terapeuta ocupacional, o qual seu objetivo principal é ganho de ADM e FM ativa para retorno a atividade laborativa. Das atividades terapêuticas abaixo, assinale qual o terapeuta ocupacional pode prescrever para alcançar tal objetivo:
Alternativas
Q2362570 Terapia Ocupacional
Sabe-se que o acidente vascular cerebral (AVC) é a segunda causa de acometimento incapacitante na população mundial.
Considerando a efetividade da intervenção terapêutica ocupacional, segundo Woodson, em “Terapia Ocupacional para Disfunções Físicas” (2013) de Radomski e Latham, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso de órteses para reduzir a espasticidade e o exercício para recrutar unidades motoras para promover o movimento não foram sustentados por evidência, enquanto os efeitos da Terapia Ocupacional para reduzir a depressão não têm estudos suficientes para receber recomendação.
II. A reabilitação tradicional com técnicas biomecânicas e o tratamento por facilitação neuromuscular proprioceptivo, quando comparados, apontam que a remediação é favorável para melhorar o controle motor em pacientes com algum movimento voluntário inicial.
III. A intervenção precoce, até o momento, é inconsistente quanto à efetividade da Terapia Ocupacional para as atividades de vida diária (AVD) básicas e instrumentais, assim como as medidas secundárias para a função do braço e da mão, tônus muscular e funções cognitivas.

Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: C
5: A