Questões de Concurso
Comentadas sobre r em programação
Foram encontradas 78 questões
modelo <- lm(indenizacao ~ litigio + testemunhas, data = dados)
summary(modelo)
vif(modelo)
plot(modelo)
Com base no código descrito, assinale a afirmativa INCORRETA.
O pacote dplyr do software R traz uma sintaxe intuitiva e eficiente para manipulação de dados, permitindo a filtragem, transformação, agrupamento e resumo de grandes conjuntos de dados de forma concisa e rápida. Considere uma base de dados (armazenada no objeto dados) que contém informações sobre processos judiciais e possui as seguintes variáveis:
• ID: identificador único do processo;
• Data_Abertura: data em que o processo foi iniciado;
• Status: status do processo (“Em andamento”, “Finalizado” ou “Arquivado”); e
• Valor_Controversia: valor monetário em disputa no processo.
Com base nesse contexto, considere o interesse de encontrar o número total de processos que têm valor de controvérsia superior a R$ 1.000.000,00 em cada um dos três tipos de status possíveis. Se esse resultado for armazenado no objeto Total_Controversia, qual das alternativas a seguir faz essa operação com funções do dplyr?
( ) No Oracle R Enterprise, a execução do R incorporado (ou Embedded R) possibilita a chamada de scripts do R em sessões do R executadas no servidor do Oracle Database.
( ) A interoperabilidade entre Python e R pode ser estabelecida pelo pacote reticulate do R, que possibilita que no código R sejam utilizadas ambas as abordagens, em documentos R Markdown e no IDE RStudio.
( ) Os principais pacotes para manipulação de dados são o dplyr, para o R, e o Scikit-learn, para o Python.
As afirmativas são, respectivamente,
Em R, o operador %in%
Uma das limitações do pacote neuralnet é não oferecer ao usuário muitas opções pré-definidas de funções de ativação. Caso o usuário deseje utilizar uma função de ativação diferente das únicas duas já pré-definidas no pacote, é preciso definí-la e atribuí-la por meio do argumento act.fct.
Ao invocar o método neuralnet para o treinamento de uma rede neural, caso o argumento act.fct não seja explicitamente determinado na chamada do método, a função de ativação padrão utilizada nos neurônios da rede será
Assinale a opção que indica o conjunto de funções auxiliares desse pacote que são muito úteis para a seleção de colunas.
Sobre as diferenças entre essas duas ferramentas, analise as afirmativas a seguir.
I. Python possui um padrão mais bem definido, permitindo que diferentes tipos de funcionalidades sejam escritos da mesma forma, enquanto no R, a mesma funcionalidade pode ser escrita de diversas formas diferentes.
II. Python é principalmente usada quando a análise de dados precisa ser integrada com aplicativos web ou se o código estatístico precisa ser integrado em um servidor em ambiente de produção, que vai servir muitos usuários, enquanto o R é principalmente usado quando as atividades de análise de dados requerem computação standalone (em um único computador) ou análise em servidores individuais.
III. Tanto o Python quanto o R foram criados inicialmente para análise de dados.
Está correto o que se afirma em
Para gerar corretamente um histograma a partir de um vetor de números reais denominado saldos em R, o cientista de dados pode usar a expressão
A respeito das linguagens de programação Python e R, julgue o item subsecutivo.
Caso o ambiente e o programa não apresentem nenhum tipo de erro ou exceção, a execução do código Python abaixo produzirá como saída Concurso.\nMPO..
s = 'Concurso.\nMPO.'
print(s)
Julgue o item a seguir, relativo à linguagem R.
Em R, o sinal de cerquilha (#), no início de uma linha,
transforma essa linha em comentário.
Julgue o item a seguir, relativo à linguagem R.
Considere o código a seguir.
int x: 5;
A execução do código precedente atribuirá o valor 5 à
variável x.
v <- 1:10 i <- 3 f <- 6
Tomando por base esse contexto, assinale a opção que apresenta um código que produz resultado equivalente a:
p <- i for (q in (f+1):length(v)) { v[p] <- v[q] p <- p+1 } for (q in p:length(v)) v[q] <- NA length(v) <- p-1
a.x <- c(1,2,5:8) b.x <- as.matrix(a.x) (dim(b.x)) is.matrix(b.x)
A saída por ele produzida será