Questões de Concurso
Sobre oracle em banco de dados
Foram encontradas 888 questões
Julgue o item a seguir, a respeito de linguagem de programação e de sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) com extensão espacial. Nesse sentido, considere que a sigla SQL, sempre que empregada, se refere a Structured Query Language.
Oracle Spatial é uma extensão espacial desenvolvida sobre o modelo objeto-relacional do SGDB Oracle e permite definir novos tipos de dados por meio da DDL, além de implementar operações sobre esses novos tipos por meio de uma extensão procedural da SQL (PL/SQL).
- id_processo (número único de identificação do processo)
- data_abertura (data em que o processo foi aberto)
- id_vara (identificador da vara do trabalho onde o processo tramita)
- valor_processo (valor monetário associado ao processo)
O comando SQL que lista 0 id_vara, O número total de processos por vara e o valor total dos processos, em ordem decrescente, somente das varas que possuem mais de 100 processos abertos antes de 1º de janeiro de 2020, é:
Quanto às ferramentas OLAP, à álgebra relacional e aos bancos de dados relacionais em plataforma baixa, julgue o item a seguir.
O comando MERGE do Oracle permite realizar operações de inserção e atualização em uma tabela de destino com base em dados de uma tabela de origem.
O Oracle 21C introduziu o recurso de tabelas imutáveis, que são tabelas à prova de adulteração, somente para inserção, com um período de retenção associado em nível de tabela e nível de linha.
O Oracle 21C exige que todas as operações de backup sejam realizadas exclusivamente no Oracle Cloud, removendo a opção de backups locais.
SELECT table_name, compression
FROM user_tables
WHERE table_name = 'AGENCIA':
O que este script faz?
grant all privileges on escolas to gestor;
revoke insert, update on escolas from gestor;
Quais privilégios de tabela ficarão mantidos para o usuário gestor?
I- O banco de dados Oracle usa uma arquitetura de dois níveis, sendo um nível para armazenar dados e outro para realizar consultas em tempo real, sem necessidade de transações.
II-O banco de dados Oracle possui uma arquitetura multi-tenant, permitindo que múltiplos bancos de dados sejam gerenciados em uma única instância, chamada de container database (CDB).
III -Obanco de dados Oracle tem um sistema de gerenciamento de memória, que ajusta automaticamente a alocação de memória entre os diferentes componentes do banco de dados (como Shared Pool, Buffer Cache, Large Pool, etc.).
Qual(is) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?

A seguinte consulta SQL foi feita:
SELECT distinct(nome) FROM clientes WHERE cliente IN (SELECT cliente FROM pedidos WHERE valor > 150);
Qual resultado esta consulta irá retornar?
Tabela clientes:
cod_cliente (Código do cliente)
nome (Nome do cliente)
Tabela vendas: Num_venda (Número da venda)
cod_cliente (Código do cliente da venda) total (Valor total da venda)
As tabelas estão relacionadas pelo campo cod_cliente.
Julgue o próximo item, relativo à aquisição de dados.
A extensão Oracle Spatial, do sistema de armazenamento de dados Oracle, fornece a base para o gerenciamento de dados espaciais dentro de um banco de dados Oracle, de maneira que os tipos e as funções padrão no Oracle, como CHAR, DATE ou INTEGER, são estendidos com equivalentes geográficos.

Este comando
I. Os bancos de dados relacionais organizam os dados em tabelas, onde as relações entre os dados são baseadas em chaves primárias e estrangeiras. Exemplos incluem PostgreSQL, MySQL, Oracle Database e Microsoft SQL Server.
II. O MongoDB é um banco de dados NoSQL amplamente utilizado, que armazena dados no formato de documentos JSON ou BSON, sendo indicado para aplicações que exigem flexibilidade no esquema dos dados.
III. Bancos de dados NoSQL não possuem suporte a transações ACID, sendo sempre uma escolha inadequada para aplicações críticas que exigem integridade de dados.
IV. Ao contrário de bancos de dados relacionais, bancos NoSQL não oferecem mecanismos de consulta eficientes, sendo projetados exclusivamente para leitura rápida e consultas básicas.
Alternativas:
O nível de isolamento serializable garante que uma transação opere como se fosse executada isoladamente, o que previne leituras sujas, leituras não repetíveis e leituras fantasmas.