Questões de Arquitetura de Software - Padrões de projeto (Design Patterns) para Concurso

Foram encontradas 17 questões

Q2222514 Arquitetura de Software
André está desenvolvendo um sistema com uso de EJBs, os objetos distribuídos da plataforma Java, e resolveu estudar a arquitetura adotada na plataforma JEE. Sua análise levou à conclusão de que a implementação do pool de Session Beans segue o padrão: 
Alternativas
Q2200776 Arquitetura de Software
Os padrões de projeto classificados como comportamentais são
Alternativas
Q2188072 Arquitetura de Software
Sobre padrões de projetos descritos por Gamma (2000), devemos programar para uma interface e não para uma implementação. Considerando os objetivos principais de alguns desses padrões, avalie as afirmações:

I. Não declare variáveis como instâncias de classes concretas específicas. Em vez disso, prenda-se somente a uma interface definida por uma classe abstrata.
II. Os padrões de criação permitem instanciar classes concretas (isto é, especificar uma particular implementação) em algum lugar do seu sistema.
III. Ao abstrair o processo de criação de objetos, estes padrões lhe dão diferentes maneiras de associar uma interface com sua implementação de forma transparente no momento da instanciação.

Está CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2162028 Arquitetura de Software
Um padrão é uma descrição nomeada de um problema e uma solução, que pode ser aplicado em novos contextos. (Braga; Masiero, 2007 p. 64.)
Sobre Padrões de Projetos (Design Patterns), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Auxilia a documentação e manutenção da arquitetura do software.
( ) Determina um vocabulário padrão para discutir problemas e soluções de projeto. Não facilita o reúso de um projeto desenvolvido por outros desenvolvedores e, ao invés disso, deve elaborar outras soluções para o problema.
( ) Não facilita o reúso de um projeto desenvolvido por outros desenvolvedores e, ao invés disso, deve elaborar outras soluções para o problema.
( ) Descreve uma solução, ou seja, modela uma solução de projeto que pode ser invocado de maneiras diferentes.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2074656 Arquitetura de Software
Os padrões de projeto na Engenharia de Software representam soluções que podem ser reusadas em diferentes contextos para determinados problemas que ocorrem com frequência.
Analise as afirmativas abaixo sobre alguns elementos que descrevem os Padrões de Projeto:

I. Problema: descreve o problema de que o padrão trata. II. Solução: fornece uma descrição detalhada de uma solução proposta para o problema. III. Consequências: descrevem os possíveis prós e contras que devem ser considerados quando o padrão é implementado e as consequências do uso do padrão.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: D
5: D