Questões de Concurso
Sobre serviço social e ética em serviço social
Foram encontradas 327 questões
A denúncia tem sido acionada coletivamente pelos assistentes sociais e usuários, de forma gradativa, desde a implantação do Código de Ética de 1993, evidenciando a ampliação da consciência ético-política do conjunto dos profissionais. No contexto de precarização da vida e do trabalho, os profissionais, em geral, temem a denúncia por razões de sobrevivência. Nesse aspecto, e em vista da baixa efetividade das ações individuais, a articulação das equipes de Serviço Social com outras profissionais, e com as suas entidades, é que pode fortalecer estratégias de enfrentamento coletivo.
Nessa perspectiva, o Código de Ética, ao versar sobre as relações com as instituições empregadoras e outras, define no seu artigo 8º como um dos deveres do Assistente Social:
Entendida como modo de ser socialmente determinado, a ética tem sua gênese no processo de autoconstrução do ser social. Desse ponto de vista, entende-se que o ser social surge da natureza e que suas capacidades essenciais são construídas por ele no seu processo de humanização: ele é autor e produto de si mesmo, o que indica a historicidade de sua existência.
Conforme afirma Barroco (2015), enquanto a atividade vital dos animais é limitada, instintiva e imediata, a atividade humana se diferencia pelas mediações que estabelece, pois responde às carências de forma consciente, racional e projetiva, transformando os sentidos de modo livre e
O posicionamento em favor da equidade e da justiça social, que assegure a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e às políticas sociais, bem como sua gestão democrática é um princípio fundamental do Código de Ética.
Considerando as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-legal do serviço social, julgue o item a seguir.
O reconhecimento da liberdade como valor central, a exemplo de outros princípios éticos da profissão, encontra-se no fazer do assistente social na escuta especializada, assim como a primazia da criança e do adolescente enquanto sujeitos de direitos ou agentes de atos infracionais em investigação.
Julgue o item a seguir, que trata da ética profissional no âmbito do serviço social.
No serviço social, o estudo da ética, em seus fundamentos teóricos e sócio-históricos, é considerado um pressuposto para a compreensão da ética profissional.
Julgue o item a seguir, que trata da ética profissional no âmbito do serviço social.
Dadas as especificidades das demandas atendidas pelo serviço social, o assistente social está suscetível aos apelos moralistas e preconceituosos presentes no imaginário social.
Assinale a alternativa abaixo, que demonstram atitudes de ética profissional:
I. A ética profissional do assistente social deve se pautar no respeito à dignidade humana e na defesa dos direitos sociais.
II. O sigilo profissional é um aspecto ético fundamental, sendo o assistente social responsável por manter a confidencialidade das informações obtidas no exercício da profissão.
III. A ética profissional permite que o assistente social julgue os comportamentos dos usuários com base em suas convicções pessoais.
Das assertivas, pode-se afirmar que: