O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

Questões de Psicologia - Transtornos relacionados a substâncias para Concurso

Foram encontradas 498 questões

Q1913816 Psicologia

Imagem associada para resolução da questão


Os tipos de grupo de apoio, como o mostrado acima (imagem: mãos entrelaçadas) são excelentes para auxiliar paralelamente no tratamento de pessoas com transtornos por uso de substância.


Geralmente, são grupos anônimos, por exemplo o AA - Alcóolicos Anônimos, e seguem uma metodologia testada caracterizada por um programa de 12 passos ou 12 promessas.


Faz parte desse programa:

Alternativas
Q1912324 Psicologia
Para Seibel (2010): “O alcoolismo é a toxicomania mais frequente, não apenas no Brasil. Saliente-se que, pela sua gravidade, foi inclusive reconhecido oficialmente como doença desde 1956 pela Associação Médica Americana.” (SEIBEL, 2010, p. 1110).
A partir do autor, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com Seibel (2010), sabe-se que os resultados terapêuticos são altamente satisfatórios com altos índices de recuperação e baixas taxas de reinternação.
II. O alcoolismo é um grave problema social verificando-se suas consequências na criminalidade, absenteísmo e acidentes de trânsito, por exemplo.
III. O que se pretende é que o profissional que se defronta com o usuário de droga (s) ilícita (s) reflita sobre o seu posicionamento para exercer assim sua autonomia, ou sua dificuldade ou até a impossibilidade de fazê-lo da forma como gostaria.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1912308 Psicologia
Segundo Aciolli (2020): “O cometimento do crime sob a influência de substâncias psicoativas é um dos principais, senão o principal crime de trânsito, vivenciado diariamente pelos agentes de trânsito. O legislador, ao longo dos anos, vem alterando, inserindo, modificando, agravando as penalidades que envolvem álcool ou outras substâncias que causem dependência, em decorrência no número alarmante de acidentes com condutores sob influência desse tipo de substância”. (ACIOLLI, 2020, p. 192). Levando em consideração o autor, analise as seguintes afirmativas:

I. Com o advento da Lei nº 11.705, a denominada Lei Seca, o crime de perigo concreto (crime de embriaguez), passou a ser classificado como crime de perigo abstrato.
II. Após a Lei Seca, o condutor apresentando índice de álcool ou substância análoga acima da tolerância, precisa necessariamente apresentar também conduta irregular, para que a atitude seja enquadrada como crime de trânsito.
III. Como penalidades ao uso de substâncias psicoativas ao dirigir, apenas é aplicada uma multa ao condutor do veículo.

De acordo com Aciolli (2020), estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FUNDATEC Órgão: SPGG - RS Prova: FUNDATEC - 2022 - SPGG - RS - Psicólogo |
Q1900961 Psicologia
Levando em conta os conceitos de Barros, Pichelli e Ribeiro (2017) sobre a associação entre o consumo de drogas e a ideação suicida em adolescentes, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
(  ) Na pesquisa dos autores, a hipótese 1 ("O uso de drogas pode ser um preditor de suicídio") foi confirmada. (  ) Na pesquisa dos autores, a hipótese 3 ("Adolescentes do sexo feminino apresentam níveis mais elevados de suicídio – ideação, planejamento e tentativa") foi confirmada.
(  ) Ainda que a adolescência seja uma fase notadamente marcada pela busca de si, é clara a influência da família, dos colegas e da mídia nessa etapa da vida.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q1890110 Psicologia
Analise as afirmativas a seguir:

I. O abuso de álcool e drogas é um comportamento que indica desesperança, não sendo exemplo de fatores individuais de risco de suicídio, de acordo com René Spitz. Para esse estudioso, as substâncias químicas consumidas por um indivíduo afetam diretamente o seu comportamento, estimulando a prática de comportamento socialmente inaceitáveis e elevando o risco da prática do suicídio.
II. O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, nas seguintes situações: a pedido do profissional responsável pelo serviço; em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional; quando informado expressamente, por qualquer uma das partes, da interrupção voluntária e definitiva do serviço; ou quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: D
5: C