Questões de Psicologia - Processo Saúde-Doença para Concurso

Foram encontradas 681 questões

Q3008965 Psicologia
João teve seu primeiro surto psicótico com 17 anos. Hoje ele tem 21 anos e continua tendo acompanhamento para sua condição psiquiátrica.
Avalie se a construção do Projeto Terapêutico Singular de João pode envolver:

I. A equipe interdisciplinar do CAPS. II. A equipe multidisciplinar do CAPSi. III. O próprio usuário. IV. A família do usuário.

Estão corretos os itens:
Alternativas
Q2766078 Psicologia

O país passa, no momento, por um aumento alarmante do diagnóstico de microcefalia, que pode estar associado com a ação do vírus Zika. Sobre a microcefalia é correto afirmar, EXCETO:


Alternativas
Q2755957 Psicologia

Em geral, uma cirurgia implica grande impacto sobre o bem-estar físico, social e emocional do paciente, com aumento dos níveis de ansiedade e stress e pelo distanciamento, mesmo que temporário, da rede de apoio social e familiar. Sobre o atendimento psicológico em clínica cirúrgica, é correto afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Q2643116 Psicologia
Dentre os diversos modelos conceituais explicativos do processo saúde doença, cinco são considerados os principais. Um desses modelos baseia-se no modelo de História Natural da Doença (proposto por Leavell e Clark em 1976*). Esse modelo prevê que “os estímulos patológicos do meio ambiente desencadeiam uma resposta do corpo, e esta terá como desenlace a cura ou defeito ou invalidez ou morte.” Selecione a seguir qual destes modelos se enquadra na definição indicada acima (Leavell; Clarck, 1976 apud Almeida Filho; Rouquayrol, 2006). Fonte: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Modelos de saúde e doença. In: ALMEIDA FILHO, N.; ROUQUAYROL, M. Z. Introdução à epidemiologia. 4. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
Alternativas
Q2552615 Psicologia

Julgue o item a seguir.


Independentemente do lugar em que esteja atuando, o psicólogo poderá se deparar com questões do processo saúde-doença relacionadas ao trabalho. É importante considerar a história de vida e de trabalho da pessoa, pois isso ajuda a explicar como ela se relaciona com o trabalho e com situações que podem causar sofrimento para alguns, mas não para outros. Em um processo de investigação diagnóstica, ao levantar aspectos da organização do trabalho, o profissional de psicologia deve tomar certos cuidados, já que a ênfase excessiva na psicopatologia pode obscurecer o contexto da relação entre o trabalhador e o trabalho. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: E
5: C