O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Pedagogia - Principais Correntes do Pensamento Sociológico para Concurso

Foram encontradas 82 questões

Q1729982 Pedagogia
“Há vários modelos de desenvolvimento humano” (GALAHHUE & OZMUN, 2013).
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ). ( ) A teoria psicanalítica do desenvolvimento e do crescimento enfatiza a maturação do sistema nervoso como principal condutor dos aspectos físicos e motores do comportamento humano. ( ) A teoria psicanalítica tem sido criticada pela dificuldade de objetivar, quantificar e validar cientificamente os próprios conceitos. ( ) A teoria do ambiente vê o desenvolvimento como uma série de tarefas que precisam ser alcançadas em determinado espaço de tempo, a fim de garantir a adequada progressão desenvolvimental do indivíduo. ( ) A teoria do desenvolvimento cognitivo enfatiza principalmente a aquisição dos processos motores do desenvolvimento. ( ) Estar “fora de foco” na teoria da maturação é quando a criança exibe elevado grau de domínio em situações no ambiente imediato e apresenta equilíbrio de comportamento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1688976 Pedagogia
Para Karl Marx, seria necessária a realização de uma revolução político-econômicogovernamental para transformar totalmente o governo baseado na economia capitalista, considerada desigual pelo filósofo. A revolução do proletariado seria então a primeira fase idealizada por Marx. A fase final do estado perfeito é chamada por Marx de:
Alternativas
Q1676960 Pedagogia
Parte do princípio de que toda a criança tem a capacidade de aprender através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos. O método é reconhecido também pela utilização de materiais desenvolvidos para proporcionar experiências concretas, estruturadas para conduzir de forma gradual abstrações cada vez maiores. Criou o Material Dourado. O trecho refere-se a:
Alternativas
Q1676453 Pedagogia

Métodos Socializados de Ensino


TRABALHO EM GRUPO


O trabalho em grupo é uma oportunidade para o diálogo, a troca de ideias e de informações. É regido pelos princípios de facilitação da construção do conhecimento, troca de ideias e informações, possibilitando a prática da cooperação para conseguir um bem em comum. 


No ambiente escolar, o trabalho em grupo favorece a formação de certos hábitos e atitudes de convívio social, tais como: a cooperação e a união de esforços para que um objetivo comum possa ser atingido; o planejamento das etapas de um trabalho; a divisão de tarefas e atribuições, tendo em vista a participação de todos; a exposição de ideias e opiniões de forma sucinta e objetiva, de forma a serem compreendidas; a aceitação de críticas construtivas; a capacidade de ouvir com atenção os colegas e a esperar a vez de falar; o respeito à opinião alheia; e a aceitação de uma decisão quando ficar resolvido que prevalecerá a maioria.


ESTUDO DO MEIO


O estudo do meio é uma técnica que permite o estudo de forma direta do meio natural e social do qual o aluno participa. Essa técnica busca facilitar a construção do conhecimento e permitir a troca de ideias e informações, criando condições para que o aluno entre em contato com a realidade circundante, promovendo o estudo de seus mais variados aspectos de forma direta, objetiva e ordenada. O estudo do meio também propicia a aquisição de conhecimentos geográficos, históricos, econômicos, sociais, políticos, científicos e artísticos, entre outros. Assim, o estudo do meio contribui para o desenvolvimento de habilidades para a realização de entrevistas, para coletar dados, sintetizar e tirar conclusões, tudo isso de forma direta por meio da experiência vivida pelo estudante.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/2UdWZ1o (acesso em 15/03/2020). 

Leia o texto 'Métodos Socializados de Ensino' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto apresenta ao leitor informações que permitem concluir que o trabalho em grupo favorece a aceitação de críticas construtivas, a capacidade de ouvir com atenção os colegas e esperar a vez de falar.

II. Após a análise do texto, pode-se concluir que os estudos de caso baseiam-se na análise subjetiva de dados e gráficos para que os estudantes possam propor alternativas de solução a problemas de natureza financeira, apenas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q1659236 Pedagogia
Julgue o item a seguir, a partir da relação educação e sociedade e dos seus principais pensadores ou representantes.

Durkheim propõe a existência de três tipos de educação que correspondem aos tipos de dominação carismática, legal e tradicional.
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: E