Questões de Concurso
Sobre principais correntes do pensamento sociológico em pedagogia
Foram encontradas 152 questões
Sobre esse tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O capital cultural é transmitido por meio da socialização familiar, conferindo vantagens simbólicas aos indivíduos de classes dominantes.
( ) O capital cultural pode comparecer materializado em objetos que simbolizam sua posse pelo proprietário, como uma obra de arte.
( ) O capital cultural é autônomo em relação ao capital econômico e segue as próprias regras e relações de poder, independentemente da posição social.
As afirmativas são, respectivamente,
Em sociedades cuja estrutura conduz à dominação de consciências, prevalece a pedagogia das classes dominantes. Nesse sentido, os métodos da opressão não servem à libertação do oprimido. Contrapondo-se à educação tradicional, a pedagogia forjada com o oprimido é aquela que, ao desvelar o mundo da opressão, compromete-se com a transformação da realidade opressora.
À medida que avança, esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo permanente de
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada filósofo/sociólogo da educação às suas principais ideias.
Coluna 1
1. Imre Lakatos
2. Gaston Bachelard.
3. Larry Laudan.
4. Stephen E. Toulmin.
Coluna 2
( ) “Em que gênero de ocasiões e por quais processos e procedimentos, os conceitos fundamentais ou constelações de pressuposições características dos modos de pensamento corrente em uma geração humana são desacreditados e são abandonados a favor de outros conceitos ou pressuposições”.
( ) “A filosofia da ciência sem a história da ciência é vazia; a história da ciência sem a filosofia da ciência é cega”.
( ) “O objetivo da ciência consiste em obter teorias com uma elevada efetividade na resolução de problemas”.
( ) “O historiador da ciência deve tomar as ideias como se fossem fatos. O epistemólogo deve tomar os fatos como se fossem ideias, inserindo-as num sistema de pensamento”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando os fundamentos da educação e as concepções pedagógicas, julgue o item a seguir.
A escola representa uma instituição social de transmissão de saberes e sua existência é requisito indispensável para que aconteça a educação, que é inviável fora dela.
Considerando os fundamentos da educação e as concepções pedagógicas, julgue o item a seguir.
A educação tem caráter múltiplo e recebe contribuições de diversas áreas do conhecimento, principalmente das ciências sociais.
I.Fatos sociais são independentes da vontade individual e exercem coerção sobre os indivíduos.
II.Segundo Durkheim, a sociedade é um produto das ações isoladas de indivíduos.
III.A consciência coletiva, para Durkheim, reflete os valores e normas comuns de uma sociedade.
Está correto o que se afirma em:
I. Foucault argumenta que as instituições sociais, incluindo o sistema educacional, estão imersas em relações de poder e que a autonomia total muitas vezes não é buscada, mas sim moldada pelas dinâmicas de poder existentes.
II. Foucault destaca a importância das práticas disciplinares como um meio pelo qual o poder é exercido, e essas práticas são frequentemente evidentes no sistema educacional.
III. A microfísica do poder, conforme descrita por Foucault, sugere que o poder não está apenas presente em grandes estruturas, mas também permeia os detalhes cotidianos da vida, incluindo as práticas educacionais, moldando comportamentos e subjetividades.
Está correto apenas o que se afirma em
Fonte: RANQUETAT JR, Cesar. Laicidade, laicismo e secularização: definindo e esclarecendo conceitos. Revista Sociais e Humanas, v. 21, n. 1, p. 67-75, 2008.
Como base nesta afirmação e nas concepções contidas na obra O Dossel Sagrado (1971), de autoria de Peter Berger, qual conceito se refere ao fenômeno histórico-social pelo qual setores da sociedade e da cultura são subtraídos da dominação das instituições e símbolos religiosos, caracterizando-se pelo declínio da religião e pela perda de sua posição central na vida social e institucional?