O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
40%

2022 pode ser o ano que vai mudar a sua vida. Vem com a gente com até 40% OFF! 🤑

Questões de Pedagogia - Durkheim para Concurso

Foram encontradas 33 questões

Q1816633 Pedagogia
Em cada aluno há dois seres inseparáveis; porém, distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) chamou de individual. Tal porção do sujeito, o jovem bruto, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século XIX. (...) “Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de ideias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte”, explica Demerval Saviani. Acerca das ideias do sociólogo francês Émile Durkheim, está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1800969 Pedagogia
Durkheim, importante sociólogo e pai da sociologia da educação, afirmava que a construção do ser social se dava com a assimilação de princípios morais, religiosos e éticos. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". A partir da afirmação, analise as afirmativas sobre do ideário do autor e identifique as corretas:
I- Para esse autor, o estudo da sociedade é demarcado pelos fatos sociais entendidos como “coisas”, ou seja, fatos exteriores aos indivíduos, de caráter objetivo e que obedecem a leis gerais. II- Possuía uma concepção positivista de sociedade para qual os indivíduos deveriam se moldar e não transformar. III- A teoria durkheimiana de educação é conservadora estabelecendo diferenciação entre os papéis sociais e o tipo de educação. IV- Para o autor, cada sociedade considerada em momento determinado de seu desenvolvimento possui um sistema de educação que se impõe aos indivíduos de modo geralmente irresistível.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1726611 Pedagogia
As ideias de E. Durkheim tiveram, durante o século XX, influência em práticas educacionais em diversos países, entre eles, o Brasil. Em sua obra “Regras do método sociológico”, Durkheim afirma que a primeira e fundamental regra é considerar os fatos sociais como coisas. Essa ideia influenciou a educação e as pesquisas nessa área, no sentido de sua objetividade, em função de variáveis medíveis e generalizáveis. A postura descrita corresponde
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Pedagogia |
Q1646495 Pedagogia
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas:
Na concepção durkheimiana - também chamada de funcionalista -, as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana.
I - A construção do ser social, é feita em boa parte pela educação. II - É a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. III - O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela. IV - As consciências individuais são inatas.
Alternativas
Q1334090 Pedagogia
A educação, para Durkheim, é um fato social. Assim sendo, ela é coercitiva, ou seja, é imposta às pessoas, independente de sua vontade por serem incapazes de reagir diante da ação educativa. Sobre o tema Educação e Sociedade, leia as afirmativas.
I. Tanto a sociedade quanto a educação contribuem para o desenvolvimento do ser humano. Elas dependem de outros fatores para que o desenvolvimento seja cada vez mais eficaz, como, por exemplo, da política. II. A educação deve reforçar o respeito pelas culturas, e compreender que elas são imperfeitas em si mesmas, à margem do ser humano. III. As novas tecnologias têm sido as maiores fontes de transformação da sociedade, porque é partindo desse pressuposto que a educação tem promovido progressos. Estes progressos estão elevando a sociedade a um patamar incalculável de conhecimento. IV. A educação é perpendicular a todos os membros de uma sociedade. Isto demonstra que a educação é só para uma minoria dessa sociedade.
Está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: D
4: E
5: B