Questões de Concurso Sobre mineração
Foram encontradas 8 questões
A caracterização de minérios, etapa indispensável para a maximização do aproveitamento de recursos minerais, envolve o fornecimento de subsídios detalhados, como informações mineralógicas e texturais, que são fundamentais para o dimensionamento preciso da rota de processo e para a identificação de possíveis ineficiências e perdas em sistemas operacionais existentes, permitindo, assim, a otimização do rendimento global e a utilização sustentável dos recursos disponíveis. Sobre os estágios de caracterização tecnológica de minerais, analise as afirmativas a seguir.
I. A resposta dos minerais ao fracionamento já pode fornecer as suas propriedades físicas,inclusive simulando, com as devidas restrições, condições de operação industrial.
II. O terceiro estágio da caracterização, a quantificação dos minerais, é mais fácil numa fração menos concentrada, e o recálculo considerando a massa da fração reduz sobremaneira o erro.
III. Métodos de cálculos do espectro deliberação, baseados em análise de imagens, fornecem resultados muito menos precisos e incompletos.
Está correto o que se afirma em:
Os moinhos verticais são totalmente diferentes dos moinhos de bolas tradicionais, isso devido a sua concepção mecânica, a ação da moagem ocorre somente por atrição, além de serem utilizados para materiais com granulometria fina, num ambiente de operação a úmido. Logo, podemos dizer que das alternativas abaixo todas apresentam vantagens para o uso do moinho vertical, EXCETO:
Sendo dadas as especificações de duas pilhas de minério já formadas, quer se formar uma terceira pilha com teor de 55% de ferro. Diante destas especificações qual a percentagem necessária que cada pilha deve apresentar para que se possa formar uma terceira pilha de minério?
PILHA DE MINÉRIO |
FERRO (%) |
H2O(%) |
A |
65 |
9,0 |
B |
40 |
12 |
A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) é responsável pela orientação da política mineral brasileira.
O titular da concessão de lavra deve requerer ao DNPM a posse da jazida em um prazo de noventa dias a partir da data de publicação da respectiva portaria no Diário Oficial da União.
As jazidas da classe VI são jazidas de gemas e pedras ornamentais.
Após a publicação do alvará de pesquisa no Diário Oficial da União, o titular do alvará é obrigado a iniciar os trabalhos de pesquisa no prazo de noventa dias, caso seja o proprietário do solo ou tenha ajustado com este a devida indenização.