Questões de Concurso Sobre sistemas de esgoto em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 544 questões

Q3300648 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nos esgotos domésticos, os coliformes (Escherichia coli, Aerobacter aerogenes e o Aerobacter cloacae) podem atingir quantidades de até 
Alternativas
Q3280509 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os sistemas de tratamento de esgoto utilizam diferentes tecnologias, como sumidouros, fossas sépticas, lagoas de estabilização e processos aeróbios e anaeróbios, para minimizar os impactos ambientais e sanitários. Considerando esses sistemas, analise as afirmativas a seguir:

I.As lagoas de estabilização utilizam processos biológicos para remover matéria orgânica e podem ser projetadas como lagoas facultativas, aeróbias ou anaeróbias, dependendo das condições operacionais e objetivos.
II.Os tratamentos aeróbios requerem a presença de oxigênio para decompor matéria orgânica, sendo comuns em estações de tratamento mecanizadas ou sistemas biológicos ativados.
III.Os sumidouros são sistemas adequados para qualquer tipo de efluente, pois permitem a infiltração direta no solo sem necessidade de tratamento prévio.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q3280499 Engenharia Ambiental e Sanitária
O lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos de água gera impactos significativos para o meio ambiente e a saúde pública. Acerca desse tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)O lançamento de esgoto sem tratamento em rios reduz a proliferação de micro-organismos, pois dilui substâncias orgânicas na água.
(__)O aumento da matéria orgânica em corpos d'água devido ao esgoto sem tratamento causa a eutrofização, reduzindo os níveis de oxigênio e prejudicando a vida aquática.
(__)A descarga de esgoto não tratado contribui para o aumento da biodiversidade aquática, ao fornecer nutrientes que favorecem o crescimento de diversas espécies.
(__)A poluição por esgoto não tratado pode causar surtos de doenças de veiculação hídrica, como cólera e hepatite A, em populações expostas.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q3270337 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considerando a dificuldade logística para a implementação, em locais remotos, de redes de sistemas de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto, alternativas ditas como soluções individuais em saneamento vêm sendo implementadas. Assinale a alternativa que NÃO se enquadra como uma solução individual em saneamento.
Alternativas
Q3270317 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre instalação de esgoto predial e desconectores, analise as afirmativas seguintes:

I. Desconector é o dispositivo provido de fecho hídrico destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto.
II. São exemplos de desconectores: sifões, caixas sifonadas, ralos sifonados, caixas retentoras.
III. Todos os aparelhos sanitários devem ser protegidos por desconectores.
IV. O desconector pode atender a um aparelho ou a um conjunto de aparelhos de uma mesma unidade autônoma.
Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q3241336 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base na NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos), à matéria graxa e sólidos em mistura com gases, que flutuam no líquido em tratamento, dá-se CORRETAMENTE o nome de: 
Alternativas
Q3241335 Engenharia Ambiental e Sanitária
Ao poço escavado no solo, destinado à depuração e disposição final do esgoto no nível subsuperficial, à luz da NBR 13969:1997 (Tanques sépticos - Unidades de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos - Projeto, construção e operação), dá-se CORRETAMENTE o nome de: 
Alternativas
Q3236724 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Vigilância em Saúde Ambiental é um conjunto de ações voltadas para a prevenção e controle de fatores ambientais que possam representar riscos à saúde humana. As alternativas abaixo são ações voltadas ao saneamento básico, exceto:
Alternativas
Q3214827 Engenharia Ambiental e Sanitária

Considerando os variados aspectos atinentes ao saneamento ambiental, julgue o item a seguir.


Em uma rede coletora, devem-se construir poços de visita onde houver mudanças de direção ou de diâmetro, sendo facultada a sua construção onde houver degraus. 

Alternativas
Q3214822 Engenharia Ambiental e Sanitária

No que concerne às tecnologias de tratamento utilizadas para conter a poluição ambiental, julgue o item seguinte. 


Na filtração em múltiplas etapas (FIME), a água a ser tratada passa inicialmente por pré-filtros dinâmicos para remoção do material grosseiro, e, em seguida, é conduzida para os filtros lentos. 

Alternativas
Q3211762 Engenharia Ambiental e Sanitária
É correto afirmar que, nos métodos de tratamento secundário de esgotos, a remoção de microrganismos patogênicos, geralmente, é
Alternativas
Q3197612 Engenharia Ambiental e Sanitária
O crescimento excessivo de algas em corpos hídricos pode estar associado ao lançamento de esgotos sanitários sem o devido tratamento prévio. Entre os diversos poluentes que podem estar associados a esse fenômeno, destacam-se os:
Alternativas
Q3197606 Engenharia Ambiental e Sanitária
Filtro anaeróbio, vala de infiltração e tanque de equalização são opções tecnológicas normalmente utilizadas em sistemas de:
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Engenheiro – Área Civil |
Q3189605 Engenharia Ambiental e Sanitária
O sistema de ventilação em instalações de esgoto sanitário possui uma importante função que vai além somente da condução dos gases para o exterior das edificações. Esse conjunto de tubulações ou dispositivos evitam a autosifonagem e a sifonagem induzida dos aparelhos, ou seja, contribuem para preservar e manter o fecho hídrico, que é a altura de coluna líquida destinada a impedir que haja presença e passagem de gases provenientes do esgoto primário para o esgoto secundário. Assim, o sistema de ventilação em instalações de esgoto sanitário deve:
Alternativas
Q3189382 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os processos de tratamento de esgotos podem ser classificados quanto ao nível de tratamento em preliminar, primário, secundário e terciário. Cada um desses níveis consegue solucionar uma parte do tratamento e a junção destes conseguiria limpar os esgotos a níveis aceitáveis. Assinale a opção que apresenta uma informação CORRETA sobre os níveis de tratamento:
Alternativas
Q3188087 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os tubos cerâmicos que são empregados tanto em esgotamento sanitário como em sistemas de águas pluviais são denominados
Alternativas
Q3188067 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o projeto de sistemas de esgotos sanitários, analise as afirmativas a seguir.

I. Terminais de limpeza (TL) podem ser usados em substituição a poços de visita (PV) no início de coletores.
II. Poços de visita (PV) devem ser utilizados nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas.
III. O diâmetro mínimo para poços de visita (PV) é de 80 cm.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3177833 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base nas especificações da NBR 17076:2024 para o sistema de acesso, limpeza e retirada de lodo em tanques sépticos, analise as assertivas a seguir:

I. O tubo-guia, com diâmetro mínimo de 15 cm, deve se estender por pelo menos 2/3 da altura útil do tanque séptico, facilitando a remoção do lodo acumulado.
II. A tampa de inspeção, com diâmetro mínimo de 60 cm, deve estar localizada preferencialmente sobre o dispositivo de entrada do tanque séptico, independentemente do seu raio.
III. A altura da chaminé de inspeção deve ser limitada a 50 cm para facilitar o acesso e a realização dos trabalhos de limpeza.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3177832 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base na NBR 17076:2024, qual é a principal restrição para a instalação de um sumidouro em um sistema de tratamento de esgoto individual, composto por tanque séptico e filtro anaeróbio? 
Alternativas
Q3177831 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em um projeto de implantação de um sistema de tratamento de esgoto em uma pequena cidade, qual dos seguintes aspectos deve s
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: D
4: D
5: E
6: D
7: A
8: E
9: E
10: E
11: B
12: A
13: D
14: D
15: C
16: B
17: D
18: C
19: B
20: C