Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária - Poluição das Águas para Concurso

Foram encontradas 288 questões

Q1955908 Engenharia Ambiental e Sanitária
Pode parecer estranho, mas o vídeo que repercutiu, na internet, de camarões no Lago Paranoá não deveria ser visto com tanta anormalidade. Certo biólogo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que trabalha há mais de 30 anos no Lago Paranoá e acompanhou esta transformação, diz que achar esses seres em profundidade de 30 metros é o resultado do trabalho de melhora da água. “Na década de 1980, já era possível ver camarões, mas nos córregos que chegavam até o Paranoá. No lago mesmo, não tinha oxigênio para que eles sobrevivessem.”
Disponível em: <https://www.metropoles.com/distrito-federal/saiba-por-que-camaroes-comecaram-a-aparecer-no-lago-paranoa>. Acesso em: 17 jun. 2022, com adaptações.
A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q1928532 Engenharia Ambiental e Sanitária
As ocorrências de poluição química em corpos hídricos são problemáticas ambientais e de impactos significativos. Exemplo desses cenários são os derramamentos de óleo provocados por navios-tanque, que causam grandes prejuízos ecológicos. Como forma de mitigação desses impactos, aplica-se um processo pelo qual microrganismos são utilizados para reduzir ou remover esses poluentes.
Esse processo é denominado
Alternativas
Q1925046 Engenharia Ambiental e Sanitária

De acordo com FELLEMBERG, sobre os tipos de poluição e seus agentes causadores, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Poluição da água.

(2) Poluição do solo.

(3) Poluição do ar.


(  ) É gerada pelo contato com produtos químicos, resíduos sólidos e resíduos líquidos, tais como fertilizantes químicos, pesticidas e herbicidas. Além desses, os resíduos domésticos e urbanos, como os solventes, detergentes, lâmpadas fluorescentes, componentes eletrônicos, tintas, gasolina, diesel, óleos automotivos, fluídos hidráulicos, hidrocarbonetos, chumbo, etc., estão entre os agentes de poluição.

(  ) É gerada pelo lançamento de poluentes tóxicos, tais como, poeiras industriais, aerossóis, fumaças negras, solventes, ácidos, hidrocarbonetos. Dentre os principais poluentes estão: monóxido de carbono, dióxido de carbono, chumbo, dióxido de enxofre e óxidos de azoto.

(  ) É gerada pelo descarte de produtos e dejetos. Sendo que os principais elementos de contaminação são produzidos pelas atividades doméstica, agrícola e industrial como o lançamento de esgoto, produtos químicos diversos, óleo, celulose, tintas, plástico, dentre outros.

Alternativas
Q1910684 Engenharia Ambiental e Sanitária
A água pode servir como um veículo transmissor das mais diversas doenças, devido a presença de organismos bactérias e protozoários, por exemplo. Logo, dentre as doenças a seguir, assinale a que pode ser transmitida pela água através de protozoários. 
Alternativas
Q1910427 Engenharia Ambiental e Sanitária
Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isso se deve, principalmente, ao aumento das emissões de gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Os principais gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e suas respectivas fontes antropogênicas são os seguintes:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: C
5: A