O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Português - Termos essenciais da oração: Sujeito e Predicado para Concurso

Foram encontradas 1.279 questões

Q1039033 Português

Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue o seguinte item.


Na estrutura sintática “A ampliação da acessibilidade e qualidade da rede de serviços de atenção básica à saúde nos últimos anos” (linhas 20 e 21), a conjunção aditiva “e” liga, por coordenação, os dois núcleos do sujeito da primeira oração do período.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1038166 Português

A respeito das propriedades linguísticas e dos sentidos do texto CB1A1-I, julgue o item seguinte.


No trecho “Abre a porta, liga o motor e parte com o veículo” (.21), o termo “o veículo” é sujeito das formas verbais “Abre”, “liga” e “parte”.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1037787 Português
Assinale a alternativa correta acerca de aspectos linguísticos do texto.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1037489 Português
Assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1037486 Português
Texto 1 

Estudo encontra resíduos de agrotóxicos na água de 22 municípios de SC

Um estudo feito a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encontrou resíduos de agrotóxicos em amostras de água do abastecimento público de 22 municípios do estado. Foram achadas até substâncias banidas na União Europeia. O estudo contemplou 100 coletas em 90 cidades catarinenses.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) diz em nota que “nenhuma amostra de água coletada na saída de suas estações de tratamento, em todo o Estado de Santa Catarina, apresenta qualquer inconformidade. Todas as amostras coletadas atendem à Consolidação Número 5 do Ministério da Saúde, portaria que define os padrões de potabilidade da água. Sendo assim, a Companhia reitera que a água distribuída nos municípios do Sistema Casan está completamente dentro dos níveis de potabilidade exigidos”. 

A coleta e a análise das amostras foi feita entre março e outubro de 2018. O parecer técnico foi feito pela professora Sonia Corina Hess, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ela explicou que as amostras foram coletadas pelo MPSC, que mandou os resultados para que ela fizesse a análise.

Sobre os resultados, ela afirmou que “substância tóxica na água é óbvio que vai ser perigoso” e que “limites seguros são muito relativos”. 

No total, foram achadas nas amostras sete substâncias banidas na União Europeia (UE). Em 13 dos 22 municípios, foram encontrados resíduos de mais de um agrotóxico.

Segundo o relatório, um dos achados que mais chamou a atenção foi o caso de Coronel Freitas, no Oeste, cuja água é obtida de um manancial subterrâneo. No município, foram encontrados resíduos de dois agrotóxicos que tiveram uso proibido na UE desde 2004 por causa dos danos à saúde humana.

Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2019/03/22/estudo-encontra-residuos-de-agrotoxicosna-agua-de-22-municipios-de-sc.ghtml> . Acesso em: 03 set.2019. [Fragmento adaptado].

Considerando o texto 1, assinale a alternativa correta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: D
5: C