Questões de Português - Encontros vocálicos: Ditongo, Tritongo, Hiato para Concurso

Foram encontradas 349 questões

Q2568394 Português
As palavras iugoslavo, rastaquera e introito são consideradas ditongos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a respectiva classificação dos ditongos.
Alternativas
Q2552306 Português
Julgue o item a seguir.


As palavras que contêm ditongos crescentes, como "ia" e "ie", não recebem acento gráfico em nenhuma situação, independentemente de sua posição na palavra. Exemplos como "familia", "serie" e "julia" são sempre escritos sem acento, pois os ditongos crescentes não influenciam a acentuação.
Alternativas
Q2549363 Português
Texto 1


Insônia? Comece a fazer exercícios!



Luz baixa, teto pálido. Um quadro na parede. A janela entreaberta. Essas são imagens comuns aos olhos de quem precisa se esforçar para atingir algo tão básico como o sono. Mas a agonia de virar de um lado para o outro na cama pode estar com os dias contados - e o antídoto não está ...... venda nas farmácias.


Qual ..... saída? Vencer o sedentarismo e exercitar- -se mais. Uma pesquisa robusta descobriu que suar a camisa duas ou três vezes por semana, de maneira consistente, colabora com boas noites de sono – de seis ...... nove horas no travesseiro e com menos chances de vivenciar episódios de insônia.


Ao longo de um período de dez anos, os cientistas reuniram informações de mais de 4 mil pessoas de nove países. Os voluntários preencheram questionários que permitiram avaliar, de um lado, a frequência e a intensidade dos exercícios; e, de outro, os sinais de insônia, duração do sono e sonolência durante o dia.


Os resultados foram diretamente proporcionais. Ou seja, os adeptos de atividades físicas iguais tiveram encontros bem melhores com os braços de Morfeu*. Os percentuais são os seguintes: 42% tiveram menos chances de ter dificuldades para repousar......noite. 22% tiveram redução no risco de padecer de qualquer sinal de perda do sono e 40% estiveram menos propensos a relatar os sintomas típicos de insônia. Portanto, se o sono não vem, que tal incluir.......sessões de atividade física na rotina?


Qual seria então o melhor horário para a rotina de exercícios? A escolha irá depender dos objetivos e disponibilidade de cada um. No entanto, uma coisa é certa: se você quer dormir bem, é melhor se antecipar. “Atividades após........9 horas da noite costumam ter uma interferência negativa direta no início do sono”, observa Luciana Ribeiro Pinto, neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


*Morfeu – deus dos sonhos.


VejaSaúde. Editora Abril, São Paulo. Edição 503, maio de 2024; adaptado.
As palavras destacadas do texto 1: saída, pesquisa, boas, travesseiro e iguais apresentam, respectivamente:
Alternativas
Q2542703 Português

O cronista é um escritor crônico 


    O primeiro texto que publiquei em jornal foi uma crônica. Devia ter eu lá uns 16 ou 17 anos. E aí fui tomando gosto. Dos jornais de Juiz de Fora, passei para os jornais e revistas de Belo Horizonte e depois para a imprensa do Rio e São Paulo. Fiz de tudo (ou quase tudo) em jornal: de repórter policial a crítico literário. Mas foi somente quando me chamaram para substituir Drummond no Jornal do Brasil, em 1984, que passei a fazer crônica sistematicamente. Virei um escritor crônico.

    O que é um cronista? Luís Fernando Veríssimo diz que o cronista é como uma galinha, bota seu ovo regularmente. Carlos Eduardo Novaes diz que crônicas são como laranjas, podem ser doces ou azedas e ser consumidas em gomos ou pedaços, na poltrona de casa ou espremidas na sala de aula.

    Já andei dizendo que o cronista é um estilita. Não confundam, por enquanto, com estilista. Estilita era o santo que ficava anos e anos em cima de uma coluna, no deserto, meditando e pregando. São Simeão passou trinta anos assim, exposto ao sol e à chuva. Claro que de tanto purificar seu estilo diariamente o cronista estilita acaba virando um estilista.

    O cronista é isso: fica pregando lá em cima de sua coluna no jornal. Por isto, há uma certa confusão entre colunista e cronista, assim como há outra confusão entre articulista e cronista. O articulista escreve textos expositivos e defende temas e ideias. O cronista é o mais livre dos redatores de um jornal. Ele pode ser subjetivo. Pode (e deve) falar na primeira pessoa sem envergonhar-se. Seu "eu", como o do poeta, é um eu de utilidade pública...

    Que tipo de crônica escrevo? De vários tipos. Conto casos, faço descrições, anoto momentos líricos, faço críticas sociais. Uma das funções da crônica é interferir no cotidiano. Claro que essas que interferem mais cruamente em assuntos momentosos tendem a perder sua atualidade quando publicadas em livro. Não tem importância. O cronista é crônico, ligado ao tempo, deve estar encharcado, doente de seu tempo e ao mesmo tempo pairar acima dele.

No trecho “O primeiro texto que publiquei em jornal foi uma crônica. Devia ter eu lá uns 16 ou 17 anos. E aí fui tomando gosto. Dos jornais de Juiz de Fora, passei para os jornais e revistas de Belo Horizonte...”. As palavras sublinhadas no trecho, apresentam, respectivamente,
Alternativas
Q2536797 Português
Detalhes. (Roberto Carlos).


Não adianta nem tentar me esquecer,
Durante muito tempo em sua vida
Eu vou viver.
Detalhes tão pequenos de nós dois,
São coisas muito grandes pra esquecer
E a toda hora, vão estar presentes,
Você vai ver.
Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isto lhe trouxer saudades minhas,
A culpa é sua.
O ronco barulhento do seu carro,
A velha calça desbotada, ou coisa assim,
Imediatamente você vai lembrar de mim.
Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido,
Palavras de amor como eu falei, mas eu duvido,
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim.
À noite, envolvida no silêncio
Do seu quarto,
Antes de dormir, você procura
O meu retrato,
Mas da moldura não sou eu quem lhe sorri,
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso, vai fazer você
Lembrar de mim.
Se alguém tocar seu corpo como eu,
Não diga nada,
Não vá dizer meu nome, sem querer,
À pessoa errada,
Pensando ter amor nesse momento,
Desesperada você tenta até o fim,
E até nesse momento, você
Vai lembrar de mim.
Eu sei que esses detalhes vão sumir
Na longa estrada,
Do tempo que transforma todo amor
Em quase nada,
Mas quase também é mais um detalhe.
Um grande amor, não vai morrer assim,
Por isso, de vez em quando, você vai,
Vai lembrar de mim.
Não adianta nem tentar me esquecer,
Durante muito, muito, muito tempo, em sua vida,
Eu vou viver.
Não, não adianta nem tentar,
Me esquecer. 

Em se tratando de encontros vocálicos, as palavras do texto (muito, saudades, noite) são respectivamente: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: A
5: B