Questões de Literatura - Gênero Dramático para Concurso

Foram encontradas 18 questões

Q2373060 Literatura
Leia o texto a seguir:
ATO PRIMEIRO

Sala ricamente adornada: mesa, consolos, mangas de vidro, jarras com flores, cortinas etc., etc. No fundo, porta de saída, uma janela etc., etc.

CENA 1
AMBRÓSIO
(só, de calça preta e chambre) — No mundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega... Que simplicidade! Cego é aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo o homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e pertinácia são poderosos auxiliares. Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. 
(PENA, Martins. O noviço. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.)

De acordo com as características estruturais do texto apresentado, pode-se afirmar que:

Alternativas
Q2243148 Literatura
Ao longo da história da literatura ocidental, o gênero dramático ramifica-se em outras formas além da tragédia e da comédia. Considerando-se isso, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Farsa. (2) Pantomima. (3) Auto.
( ) Representação sem diálogo que expõe a trama tão somente por meio de gestos. ( ) Espécie de comédia exagerada e agressiva na crítica social e na própria encenação do texto. ( ) Peça do teatro medieval, de assuntos religiosos e linguagem popular.
Alternativas
Q2203971 Literatura
O texto teatral é de fácil identificação e se constitui no gênero literário que melhor exprime a complexidade da comunicação, implicando na presença de um emissor e de um destinatário, evidenciando um diálogo. Nele se entrecruzam múltiplos enunciados e a sua representação em cena revela a justaposição de dois elementos: uma história (que obedece às leis gerais da narrativa) e as ações das personagens, num intercâmbio de palavras que ilustra a dupla enunciação.
(MAIA, João Domingues. Literatura: textos e técnicas. Editora Ática S.A. São Paulo. p.249.).

Nesse contexto artístico-literário, marque a alternativa que apresenta exemplo de dupla enunciação.
Alternativas
Q2111418 Literatura
A xilogravura abaixo, de Calasans Neto, faz parte do livro Tereza Batista Cansada de Guerra (1972) de Jorge Amado, que foi adaptado para uma minissérie televisiva dirigida por Paulo Afonso Grisolli (1992). 
Imagem associada para resolução da questão


Seu título é também o título da segunda parte do romance, em que Tereza, personagem principal, mata com uma facada o seu violador ao vê-lo prestes a chicotear o seu amante. Em Jorge Amado, trata-se do seguinte trecho:

Suspende o braço novamente, o couro sibila no ar − vai chupar ou não, filho da puta? Daniel engole em seco, a taca suspensa, silvando, dispõe-se a obedecer, quando o capitão sente a facada nas costas, o frio da lâmina, o calor do sangue. Volta-se e vê Tereza de pé, a mão erguida, um clarão nos olhos, a beleza deslumbrante e o ódio desmedido. O medo onde está, o respeito ensinado tão bem aprendido, Tereza?”
(AMADO, Jorge. Tereza Batista Cansada de Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p.193-194)
É MENOS evidente a possibilidade de abordagem interdisciplinar
Alternativas
Q2006236 Literatura
Os que regressavam consigo, clérigos, astrólogos genoveses, comerciantes judeus, aias, contrabandistas de escravos, brancos pobres do Bairro Prenda, do Bairro da Cuca, abraçados a volumes de serapilheira, a malas atadas com cordéis, a cestos de verga, a brinquedos quebrados, formavam uma serpente de lamentos e miséria aeroporto adiante, empurrando a bagagem com os pés (na faixa reservada aos passageiros em trânsito passavam islandeses altos e desgrenhados como pássaros de rio) na direcção de uma secretária a que se sentava, em um escabelo, um escrivão que lhe perguntou o nome (Pedro Álvares quê?), o conferiu numa lista datilografada cheia de emendas e de cruzes a lápis tirou os óculos de ver ao perto para o examinar melhor, inclinado de banda no poleiro de fórmica, passeou o polegar errático no bigode e inquiriu de repente Tendes família em Portugal?, e eu disse Senhor não, muito depressa, sem pensar, porque a minha velha se finou de icterícia há seis anos e dos tios que aqui permaneceram quase não me recordo ou não me recordo nunca, ignoro se ficaram em Coruche e se ficaram onde moram, com quem moram, quantos filhos têm, se estão vivos.


ANTUNES, António Lobo. As naus. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

Das características apontadas por António José Saraiva e Óscar Lopes (2004) em relação aos romances de António Lobo Antunes, qual delas NÃO se torna evidente no excerto de As naus?
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: C
5: D