Questões de Libras - Flexão Nominal em Libras para Concurso

Foram encontradas 6 questões

Q2203920 Libras
Relacione as imagens que representam verbos distintos em Libras com a definição das categorias de verbos na Língua Brasileira de Sinais.  Imagem associada para resolução da questão

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
( ) Verbo que apresenta movimento e posição no espaço, admitindo afixos locativos que identificam locais no espaço neutro da sinalização.
( ) Verbo que não se flexiona em pessoa e número e não incorpora afixo locativo, mas pode se flexionar em aspecto, ou seja, o ponto de articulação ancorado no corpo.
( ) Verbo que se flexiona em pessoa, número e aspecto, mas não apresentam afixos locativos, ou seja, o movimento que faz do argumento sujeito na direção do argumento objeto.
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q2031275 Libras
De acordo com Quadros e Karnopp (2004, apud GODOI, 2013), os sinais manuais são sempre acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas gramaticais e denominadas expressões não manuais. A sinalização também deve ser acompanhada pela posição da cabeça e do olhar dos sinalizadores.
GODOI, E. Sinais icônicos e arbitrários, produção de texto em língua de sinais e a escrita de sinais. 2013. Disponível em: https://idoc.pub_sinais-iconicos-da-libras.pdf. Acesso em: 5 nov. 2022.
Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto aos elementos que devem estar presentes em um texto em Libras (discurso):
( ) marcação de concordância gramatical por meio da direção dos olhos ( ) marcação de associação como foco (observação atenta de cada fala) ( ) marcação de negativas, de tópico e de interrogativas ( ) estrutura da Libras linear e/ou estrutura tópico-comentário nas estruturas frasais

A sequência correta é:
Alternativas
Q1975844 Libras
  Mandioca, macaxeira, aipim e castelinha são nomes diferentes da mesma planta. Semáforo, sinaleiro e farol também significam a mesma coisa. O que muda é só o hábito cultural de cada região. A mesma coisa acontece com a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Embora ela seja a comunicação da comunidade surda no Brasil, existem sinais que variam em relação à região, à idade e até ao gênero de quem se comunica. A cor verde, por exemplo, possui sinais diferentes no Rio de Janeiro, no Paraná e em São Paulo. São os regionalismos na língua de sinais. Essas variações são apenas um dos temas trabalhados nos diferentes cursos voltados à linguística das línguas de sinais.

Internet: <https://www2.unesp.br> (com adaptações). 
Acerca da estrutura linguística da Libras, julgue o item.

No par apresentado na figura a seguir, só é possível distinguir se o sinal é utilizado como nome ou verbo a partir do contexto, pois se usa o mesmo sinal para os dois casos.
Imagem associada para resolução da questão

T. Felipe. Libras em Contexto: Curso Básico. 8.ª  ed. Rio de Janeiro: WalPrint Gráfica e Editora, 2007, p. 146.
Alternativas
Q1753077 Libras
Dentre as alternativas a seguir, qual delas é um exemplo de relação hiperonímica? 
Alternativas
Q1323416 Libras
Quanto à estrutura morfológica dos sinais, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: D
5: C