Questões de História - Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura para Concurso

Foram encontradas 860 questões

Q3010606 História
O Historiador e professor de História, hoje, deixaram de olhar para a diversidade da vida humana a partir da visão europeu e iluminista. Como exemplo, temos o continente e o povo africano, que passam a ter história original e singular, antes e depois da conquista europeia e não ligada ou referida a esta. Novos temas e abordagens estão levando o ensino de História a abandonar o tom cristalizado, naturalizado, de determinados objetos, evidenciando que até nossas mais fortes crenças, que pareciam ter nascido conosco, têm uma história, um começo, às vezes perverso, de violência, de dizimação e de aculturação.

Destarte, é possível compreender que:
Alternativas
Q3010605 História
A historiadora e pesquisadora, Valdirene do Carmo Ambiel, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu pesquisas a respeito da vida, hábitos e cotidianos de D. Pedro I, e suas duas esposas: Dona Leopoldina e Amélia de Leuchtenberg, sendo reportagem em emissora de televisão. Valdirene Ambiel, ainda destaca na reportagem a importância de pensar o passado através dos escombros arqueológicos: “[...] É a partir da análise dessas ossadas que podemos compreender o passado da medicina e questões gravíssimas que ainda estão presentes na nossa sociedade [...]”.

Disponível: https://globoplay.globo.com/v/12471062/ Acesso: 30/08/2024.

Em entrevista, ao Jornal Hoje, no dia 27 de maio de 2024, em parceria com o G1, a historiadora e pesquisadora revela que em seus estudos foi possível compreender:
Alternativas
Q3008366 História
“Memória, história: longe de serem sinônimos, tomamos consciência que tudo opõe uma à outra. A memória é a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela está em permanente evolução, aberta à dialética da lembrança e do esquecimento (...). A história é a reconstrução sempre problemática e incompleta do que não existe mais”
Fonte: NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, v. 10, dez., 1993, p.9.
O debate pontuado no campo da historiografia sobre os conceitos de memória e história, adverte que: 
Alternativas
Q3008363 História
Cultura, representação, imagem, sensibilidades, memória e subjetividades constituem conceitos que formam um marco e um guia na percepção do historiador diante da pesquisa histórica. Ambos, contemplam uma corrente historiográfica marcada por: 
Alternativas
Q2915982 História

Mesmo um lugar de aparência puramente material, como um depósito de arquivos, só é lugar de memória se a imaginação o investe de aura simbólica. Mesmo um lugar puramente funcional, como um manual de aula, um testamento, uma associação de antigos combatentes, só entra na categoria se for objeto de um ritual. Mesmo um minuto de silêncio, que parece o extremo de uma significação simbólica, é, ao mesmo tempo, um corte material de uma unidade temporal e serve, periodicamente, a um lembrete concentrado de lembrar. Os três aspectos coexistem sempre (...).

(Pierre Nora, “Entre história e memória: a problemática dos lugares”. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, 1993. p.21‐22.)


Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a respeito do conceito de lugares de memória.


I. Um monumento, um museu ou um arquivo se caracterizam como lugar de memória, desde que possuam uma intenção memorialista.

II. Espaços e lugares de memória são construídos historicamente e são lugares funcionais porque têm ou adquiriram a função de alicerçar memórias coletivas.

III. Lugares de memória são locais materiais e imateriais onde a memória coletiva de uma sociedade e de sua identidade se expressam e revelam.


Assinale:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: E