Questões de Concurso
Sobre brasil monárquico – primeiro reinado 1822- 1831 em história
Foram encontradas 442 questões
Adaptado de Diário do Governo, n.28, 05/02/1823.
Com base no trecho, assinale a opção que identifica a perspectiva político-ideológica defendida pelo autor.
O processo de constituição da nação brasileira se completa, finalmente, com a proclamação da independência. Ainda mantendo a coerência com as determinações programáticas, Joaquim Silva, na sua obra didática História do Brasil para o terceiro ano ginasial [publicada nos anos 1940], arrebatou a figura de D. Pedro e sua ação heroica no momento da ruptura com Portugal. Fecha-se, nesse momento, a trilogia visual da formação nacional, iniciada com Primeira Missa no Brasil, seguida da Batalha de Guararapes e finalmente encerrada com Independência ou Morte!.
Essa tríade de pinturas históricas constituiu a base fundadora da memória visual da nação e tem estado presente nos livros didáticos de História do Brasil desde o início do século XX.
(Thais Nívia de Lima e Fonseca, “Ver para compreender”: arte,
livro didático e a história da nação. Em: Lana Mara de Castro Siman
e Thais França de Lima e Fonseca (orgs.), Inaugurando a
História e construindo a nação; discursos e imagens no
ensino de História. Adaptado)
Para Fonseca, essa tríade de pinturas históricas
Texto 2
“Brasileiros! salta aos olhos a negra perfídia, são patentes os reiterados perjuros do imperador, e está conhecida nossa ilusão ou engano em adotarmos um systema de governo defeituoso em sua origem, e mais defeituoso em suas partes componentes. As constituições, as leis e todas as instituições humanas são feitas para os povos e não os povos para ellas. Eia, pois, brasileiros, tratemos de constituir-nos de um modo análogo às luzes do século em que vivemos; o sistema americano deve ser idêntico; desprezemos instituições oligárchicas, só cabidas na encanecida Europa. (..)”
Frei Caneca. Typhis Pernambucano. Recife, 1824
Com base nos textos, ambos produzidos no contexto do Primeiro Reinado (1822-1831), assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE o fator político que motivou a Confederação do Equador e a principal consequência de sua repressão pelo Estado imperial.
Em comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil, o objeto de grande valor histórico para o Brasil saiu de Portugal pela primeira vez. Qual objeto (órgão) o teste acima refere-se:
Leia a seguinte notícia retirada do site vestibular.brasilescola.uol.com.br:
“O coração de Dom Pedro I, que é conservado em um recipiente de vidro há 187 anos, foi trazido ao Brasil no dia 22 de agosto de 2022 a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB)”.

Quem foi Dom Pedro I?
“D. João assinou, a 1º de maio de 1808, manifesto declarando guerra à França, considerando nulos todos os tratados que o imperador dos franceses o obrigara a aceitar.” (Silva, 2018, p. 81).
Essa declaração de guerra culminou na primeira ação externa relevante da Marinha no Brasil: a invasão e conquista de Caiena (Guiana Francesa). Com base no Capítulo II da obra Marinha do Brasil: uma síntese histórica, assinale a opção que descreve corretamente essa operação naval e militar.
Sobre o Primeiro Reinado do Império do Brasil (1822-1831), tal como analisado por Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa M. Starling em Brasil: uma biografia, analise as afirmativas abaixo.
I- O Primeiro Reinado caracterizou-se por forte instabilidade política, na qual a figura de d. Pedro I, ao mesmo tempo “herói da independência” e imperador autoritário, tornou-se foco de dedicação entre diferentes projetos de construção do Estado e da cidadania, o que contribuiu para a sua abdicação em 1831.
ll- A Constituição de 1824, outorgada após a dissolução da Assembleia Constituinte, consolidou um arranjo de poder que combinava a manutenção da unidade territorial com a concentração de autoridade nas mãos do imperador, por meio do Poder Moderador, ao mesmo tempo em que restringia de modo significativo a participação política, por meio de critérios censitários e de exclusão de amplos segmentos da população.
lIl- Durante o Primeiro Reinado, a relação entre o centro (Corte) e as províncias foi marcada por tensões e conflitos, expressões em revoltas e movimentos de contestação, que revelam o caráter negociado e conflituoso da própria independência, mais do que uma simples “ruptura harmônica” com Portugal.
IV- A política externa do Primeiro Reinado foi orientada por uma ruptura completa com os padrões diplomáticos do período joanino, recusando acordos com as potências europeias e os Estados Unidos, o que dificultou o reconhecimento internacional da independência do Brasil ao longo da década de 1820.
V- No quadro mais amplo do processo de independência, as autoras enfatizam que durante o Primeiro Reinado finalmente foi possível consolidar uma cidadania inclusiva, com a incorporação política de ex-escravizados e populações indígenas, o que teria contribuído para reduzir as tensões sociais nas décadas seguintes.
Assinale a opção correta: